São Paulo e Corinthians se reencontram com papéis invertidos após semifinal da Copa do Brasil

180

Após virada sobre o rival, Tricolor arrancou para o título inédito da Copa do Brasil

Lucas Moura marcou um dos gols na classificação do São Paulo sobre o Corinthians pela Copa do Brasil (Foto: Karen Fontes/AFI/iShoot/Gazeta Press)

Passados pouco mais de um mês após o último clássico Majestoso, São Paulo e Corinthians se enfrentam em situações totalmente opostas das que se encontravam no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

À época, o Tricolor iniciava sua fase de maior instabilidade sob o comando de Dorival Júnior, com apenas uma vitória nos sete jogos anteriores e precisando reverter o resultado do jogo de ida do torneio, disputado na Neo Química Arena (derrota por 2 a 1).

A esperança de uma virada diante do rival ficava por conta das chegadas de Lucas Moura e James Rodríguez, reforços recém anunciados pelo São Paulo e que não tinham disputado o jogo de ida, mas poderiam ser inscritos a tempo da partida de volta.

Publicidade

O Alvinegro, por outro lado, vivia seu melhor período sob o comando de Vanderlei Luxemburgo – demitido na quarta-feira (27) – com uma série invicta de onze partidas. O rendimento do time não era bom, mas os resultados davam esperança de que o Timão poderia se livrar da ameaça do rebaixamento no Brasileirão e alcançar a decisão do mata-mata nacional.

A vitória do Tricolor por 2 a 0, no entanto, fez com que as equipes invertessem os papéis desde então. O clube do Morumbi se classificou à final da Copa do Brasil e passu a focar todos os seus esforços na conquista do título, até então inédito.

O sacrifício deu certo e o São Paulo saiu campeão diante do Flamengo. Além da taça, o Tricolor conquistou uma vaga para a próxima Libertadores. Na última partida, diante do Coritiba, o time de Dorival Júnior – este, mais prestigiado do que nunca com torcida e elenco – jogou ‘leve’ e quebrou a série negativa de oito jogos sem vencer no Brasileirão, que vinha desde antes do último clássico.

O Corinthians, por sua vez, voltou a olhar mais para a parte de baixo da tabela. Nos últimos nove jogos, considerando todas as competições, o Timão venceu apenas dois – contra o Estudiantes, pela Sul-Americana, e diante do Botafogo, pelo Brasileirão. A esperança por uma ‘virada de chave’ está em Mano Menezes, técnico recém anunciado para sua terceira passagem pelo clube, e que deve estrear justamente no Majestoso.

Em momentos distintos, São Paulo e Corinthians se enfrentam pela 25ª rodada do Brasileirão no sábado (30), às 18h30 (hora de Brasília), no mesmo palco do último clássico entre as equipes, o Estádio do Morumbi.

LANCE