O São Paulo conquistou um título inédito há poucas horas, mas já é hora de “virar a chavinha”. Três dias depois de empatar com o Flamengo e ser campeão da Copa do Brasil, o Tricolor volta ao Morumbi, dessa vez para um compromisso do Brasileirão, contra o Coritiba, em jogo atrasado da 22ª rodada.
Apesar do pouco tempo de intervalo, ainda mais com a intensa festa dos são-paulinos, que não viam o time do coração conquistar um título de relevância nacional há muitos anos, a “hora da ressaca” acabou, ainda mais pela importância do confronto desta quarta, já que está apenas três pontos à frente do primeiro time dentro da zona de rebaixamento, que atualmente é o Bahia.
Mas se depender do histórico, o torcedor do São Paulo não deve ficar muito animado. O ESPN.com.br pesquisou como foi o desempenho da equipe na partida seguinte a todos os títulos conquistados no século XXI, e o retrospecto é negativo. São cinco derrotas, quatro vitórias e um empate em 10 jogos. Confira as partidas:
Torneio Rio-São Paulo 2001
A primeira conquista do São Paulo no século foi em 2001. Na ocasião, com o brilho de Kaká, o Tricolor venceu o Botafogo por 2 a 1 no jogo decisivo no dia 7 de março. Apenas quatro dias depois, a equipe já estava disputando um clássico. E mesmo com o pouco descanso e o fato do jogo ter sido em São José do Rio Preto, o São Paulo venceu o Palmeiras por 3 a 0, pela 8ª rodada do Campeonato Paulista.
Supercampeonato Paulista 2002
Um ano depois, o São Paulo foi campeão do Supercampeonato Paulista, torneio disputado exclusivamente em 2002. Após o 4 a 1 sobre o Ituano, em 30 de maio, a equipe só voltou a jogar em 3 de julho, por conta da parada no calendário nacional para a disputa da Copa do Mundo. E o jogo da volta não foi nada bom, com derrota por 2 a 0 para o Vitória na estreia da extinta Copa dos Campeões, em 3 de julho.
Campeonato Paulista 2005
Um dos anos mais especiais da história do São Paulo, 2005 começou com a conquista do Paulistão. A taça foi confirmada em 3 de abril, em um empate em 0 a 0 com o Santos, já que o torneio era disputado por pontos corridos.
Poucos dias depois, sem grandes motivações, o Tricolor perdeu para a Ponte Preta por 2 a 1, pelo próprio Paulistão.
Libertadores 2005
Meses depois, veio a segunda taça do São Paulo na temporada, a da CONMEBOL Libertadores. E apenas três dias após a goleada por 4 a 0 para cima do Athletico-PR e muita festa no Morumbi, a equipe comandada por Paulo Autuori perdeu para o Santos por 2 a 1.
Mundial 2005
O último título do Tricolor em 2005 foi o Mundial de Clubes, vencido em uma vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool, graças ao gol de Mineiro.
Como essa foi a última partida do ano, a próxima vez que o São Paulo voltou a jogar de forma oficial foi em 18 de janeiro de 2006, data em que perdeu para o Santo André por 1 a 0, na estreia do Paulistão.
Campeonato Brasileiro 2006
O primeiro dos três títulos brasileiros da equipe conquistados em sequência foi em 19 de novembro de 2006, com empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, no Morumbi. Como a taça foi levantada duas rodadas antes do fim do torneio, uma semana depois, o time voltou ao seu estádio para vencer o Cruzeiro por 2 a 0.
Campeonato Brasileiro 2007
Em 2007, o São Paulo foi campeão brasileiro ainda na 34ª rodada, em 31 de outubro, com vitória por 3 a 0 sobre o América-RN. O jogo seguinte foi em 7 de novembro, quando o Tricolor caiu para o Juventude por 2 a 0, em Caxias do Sul.
Campeonato Brasileiro 2008
O terceiro Brasileirão na sequência na “era Muricy” foi o mais sofrido, sendo confirmado apenas na última rodada, com vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, fora de casa, com gol de Borges, no dia 7 de dezembro.
A próxima partida oficial foi só no final de janeiro, na estreia do Paulistão. Na ocasião, o São Paulo empatou em 1 a 1 com o Ituano.
Copa Sul-Americana 2012
Mais uma vez o Tricolor foi campeão em seu último jogo no ano. No dia 12 de dezembro de 2012, muito por conta do brilho de Lucas, a equipe venceu o Tigre por 2 a 0, no polêmico jogo que não teve segundo tempo, e conquistou a CONMEBOL Sul-Americana.
No início de 2013, mais um 2 a 0, dessa vez sobre o Mirassol, no Paulistão.
Campeonato Paulista 2021
Depois de quase dez anos sem levantar taças, o São Paulo conquistou o Paulistão de 2021 em 23 de maio, com vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras em um Morumbi vazio, por conta da pandemia de Covid-19.
Dois dias depois, os comandados de Hernán Crespo retornaram à sua casa, e venceram o Sporting Cristal por 3 a 0, na 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores.
ESPN