Atuante nos bastidores, Muricy trabalha ‘sem aparecer’ no São Paulo

249

Tricampeão brasileiro como treinador pelo São Paulo, Muricy Ramalho é considerado um dos grandes ídolos da história do clube. O técnico, que também marcou época como atleta tricolor, atualmente exerce o cargo de coordenador técnico e, embora não apareça constantemente, tem sido bastante participativo nos bastidores do clube.

Muricy Ramalho largou a aposentadoria em 2021 para aceitar um convite do presidente Julio Casares, que o via como peça importante para o processo de reconstrução do São Paulo. Desde então, ele teve de lidar com muitos questionamentos referentes a sua função, sobretudo quando os resultados não eram bons, já que pouco aparecia, mas jamais fez questão de provar aos torcedores o que vinha fazendo ou não dentro do clube.

Contudo, após a conquista do título inédito da Copa do Brasil, Muricy Ramalho decidiu detalhar um pouco a sua função dentro do São Paulo, mas garantiu que seguirá longe dos holofotes.

Publicidade

“Eu tomei decisões que não são fáceis, mas temos que tomar. Uma situação que foi fundamental foi em 2021, o Luciano estava fora, com o pulso quebrado, nós estávamos perto da zona de rebaixamento. Eu conversei com ele, convenci ele a jogar, pus ele para falar com o Rogério, e ele foi para o jogo. Naquele dia, ele fez dois gols e ajudou a gente a não cair. Então assim, eu escolhi uma forma discreta de trabalhar. Todo dia vai jogar na minha sala, conversa, mas eu não quero aparecer mais. Quem tem que aparecer é o treinador”, disse Muricy Ramalho.

O coordenador técnico do São Paulo também tem a tarefa de fazer a ponte entre diretoria, comissão técnica e elenco, participar da análise de possíveis contratações, indicação de jogadores, definição das posições prioritárias para o clube mapear atletas do mercado, entre outras coisas.

“Eu tenho muita facilidade com o Dorival e nós trabalhamos muito. Às vezes eu ouço falarem como seu eu não fizesse nada aqui. Mas, se eu falar tudo que eu faço, é muita coisa. Estou feliz, é meu clube, minha torcida, e sempre tento passar isso para os jogadores”, completou Muricy Ramalho.

Esse é o segundo título de Muricy Ramalho como coordenador técnico do São Paulo. Além da Copa do Brasil de 2023, o ídolo tricolor também venceu o Campeonato Paulista de 2021, conquista que acabou com uma fila de oito anos do clube.

Sem grandes objetivos nesta reta final da temporada, o São Paulo já começa a planejar o ano de 2024, quando voltará à Libertadores. Muricy Ramalho terá um papel importante junto de Dorival Júnior e a diretoria para definir os caminhos que o clube tomará na próxima janela de transferências visando ser competitivo durante toda a temporada.

UOL