Laterais-esquerdos têm características diferentes, mas desempenham função semelhante em campo
Muita coisa mudou em São Paulo e Palmeiras desde que se enfrentaram pela última vez, há pouco mais de três meses, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Enquanto o Tricolor terminou a competição nacional com o título, o Verdão atravessou uma crise até então inédita na “Era Abel Ferreira”. Uma coisa, no entanto, permanece a mesma: os laterais Piquerez e Caio Paulista seguem sendo destaques em seus respectivos times.
Ambos marcaram gol no último encontro entre equipes e, além do bom rendimento, são unidos por um fato curioso: vivem a temporada mais goleadora da carreira. O uruguaio marcou seis gols (sendo um deles no Brasileirão) em 46 jogos disputados no ano, enquanto Caio balançou as redes quatro vezes (nenhuma no Campeonato Brasileiro) em 2023, igualando os números da temporada 2021, quando ainda atuava como atacante no Fluminense. Mas as semelhanças não param por aí.
Em campo as funções dos jogadores também são parecidas, se levarmos em consideração a maneira com que cada equipe atua: ambos são responsáveis por abrir o campo do lado esquerdo, triangular com os meias e atacantes, e chegar ao fundo. As características individuais, entretanto, são bem diferentes.
Piquerez já chegou a atuar como terceiro zagueiro no Palmeiras – a final da Libertadores de 2021 é um exemplo. Devido a sua estatura e força física, também costuma levar vantagem na maioria dos duelos defensivos que participa. Em outras palavras, o uruguaio defende e ataca na mesma proporção, é um jogador mais equilibrado.
O mesmo não pode se dizer de Caio, que até pouco tempo atrás – julho de 2022 – atuava como atacante de velocidade. E mesmo ‘efetivado’ na posição de lateral, o jogador preservou as características de ponta e deu ao técnico Dorival Júnior uma alternativa tática interessante para deixar o time mais ofensivo: Rodrigo Nestor, que em tese é o meia-esquerda do Tricolor, cai pelo meio e libera o corredor para as subidas do camisa 38.
Essas diferenças são facilmente notadas no mapa de chutes de cada jogador. Se Piquerez acumula mais conclusões de fora da área, Caio invade a área mais vezes para finalizar a gol.
Outro dado que deixa explícita a diferença entre cada jogador é a média de dribles certos no Brasileirão: o lateral do Tricolor é o jogador do elenco com mais fintas certas por jogo, enquanto o uruguaio não figura nem no top 10 do Palmeiras, ficando atrás até mesmo de jogadores que já não estão mais no Verdão, como Bruno Tabata.
Em um futebol cada vez mais coletivo, a responsabilidade dos gols vai deixando de ser exclusividade de atacantes para ser dividida entre todos os jogadores de um time. Nesse caso, sorte de Palmeiras e São Paulo, que podem contar com seus laterais-esquerdos para mudar o placar de um jogo.
LANCE