Quem substitui Calleri? Ataque do São Paulo vira desafio para Dorival em reta final de Brasileirão

45

Sem o centroavante argentino, treinador apostou em Luciano contra o Goiás, mas ele não rendeu; Erison, David e Juan brigam por chance no setor ofensivo

A derrota por 2 a 0 para o Goiás, na última quarta-feira, evidenciou um desafio que Dorival Júnior terá no São Paulo nesta reta final de Campeonato Brasileiro: o ataque.

Sem Calleri, lesionado, o Tricolor tem pelo menos seis opções no banco de reservas. Mas elas não têm rendido, o que causa certa preocupação num momento em que o time precisa pontuar para se afastar de vez da zona de rebaixamento.

Na última quarta, Dorival optou por iniciar o confronto com Luciano fazendo dupla de ataque com Lucas. O camisa 10, porém, ficou totalmente deslocado, sem saber ao certo onde ficar em campo, e teve apenas uma chance nos primeiros 45 minutos.

No intervalo, o treinador tirou Luciano e Wellington Rato para testar Juan e Erison, que não atuava desde julho devido a uma lesão na coxa. Com ele, o São Paulo teria mais presença de área, algo que faltou na etapa inicial.

Publicidade

A equipe até teve mais volume e incomodou a defesa adversária, mas claramente Erison ainda precisará de um tempo para readquirir a melhor forma e o ritmo de jogo. Juan, por sua vez, teve mais vontade do que inspiração e pouco ajudou.

Erison em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Aos 14 minutos do segundo tempo, foi a vez de testar mais um atacante. David entrou no lugar de Rodrigo Nestor para atuar do lado esquerdo, e até teve algumas boas arrancadas, mas com um São Paulo inteiro sem brio, ele pouco conseguiu fazer.

A situação sem Calleri se tornou tão complicada que na derrota para o Vasco, último jogo antes do Goiás, o meia James Rodríguez foi utilizado como um falso 9. A tentativa não saiu conforme planejada.

A diretoria já detectou que é necessário ter mais um centroavante de ofício para 2024 e deve ir ao mercado para contratar esse jogador.

No próximo sábado, às 18h30, o Tricolor volta a campo para encarar o Grêmio, no Morumbi, e Dorival terá que montar esse quebra-cabeça para voltar a vencer no Brasileirão. O técnico terá James de volta, que estava com a seleção da Colômbia.

Com 35 pontos, o São Paulo está a cinco pontos da zona de rebaixamento, ocupando a 11ª posição.

Globo Esporte