São Paulo é o time com maior média de posse de bola no Campeonato Brasileiro

72
James Rodríguez conduz a bola em jogo entre São Paulo e Vasco, pelo Brasileirão Imagem: MAGA JR/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Mesmo atuando muitas vezes com o ‘time B’, por ter como prioridade a conquista da Copa do Brasil, o São Paulo não mudou sua principal característica quando entrou em campo pelo Campeonato Brasileiro: ter a bola na maior parte do tempo durante as partidas.

Segundo dados levantados do veículo especializado Footstats, o Tricolor possui a maior média de posse de bola da atual edição do Brasileirão. O clube, que disputou apenas a primeira rodada sob o comando de Rogério Ceni e o restante por Dorival Júnior, acumula índice de 58,85% no quesito.

A título de comparação, o Fluminense, que aparece na segunda posição da lista, tem o domínio da posse de bola em 58,04% do tempo em média. O Flamengo fecha o top-3, com 57,34%.

O rival paulista melhor colocado no ranking é o Palmeiras, que figura no quinto lugar, com índice de 53,45%. O Corinthians é o décimo, com 48,98%, enquanto o Santos ocupa a 15ª colocação, com 46,22%.

Publicidade

Todos os clubes acumulam os mesmos 26 jogos disputados no Brasileirão. Assim, somam números iguais de minutagem para amostragem — com exceção para o tempo de acréscimos — e realização dos cálculos.

Após flertar com o risco de rebaixamento, o São Paulo se recuperou no Brasileirão após conquistar duas vitórias e um empate nos últimos três jogos. Agora, o Tricolor aparece na décima colocação do torneio, com 35 pontos, oito a mais que o Vasco, primeiro time da zona do rebaixamento.

Por fim, em busca de manter a sequência invicta e com a premissa de ter a posse da bola, o São Paulo visita o Goiás, às 21h30 (de Brasília) de amanhã (18), no Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO). O embate é válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

UOL