Com 35 pontos, Tricolor ainda se vê próximo da zona de rebaixamento e tenta fugir de confusão
O aproveitamento do São Paulo nos 11 jogos finais do primeiro turno – os mesmos que faltam agora para terminar o segundo turno – indica que a cautela que o técnico Dorival Júnior tem pregado no Campeonato Brasileiro faz sentido.
Foram 12 pontos conquistados, 36% de aproveitamento, com três vitórias, três empates e cinco derrotas – em parte desses jogos, Dorival poupou titulares para usá-los em duelos da Copa do Brasil e da Sul-Americana.
Relembre a sequência no primeiro turno:
- Grêmio 2 x 1 São Paulo
- São Paulo 0x2 Palmeiras
- São Paulo 2×1 Athletico-PR
- Cruzeiro 1×0 São Paulo
- São Paulo 1×0 Fluminense
- Bragantino 0x0 São Paulo
- São Paulo 4×1 Santos
- Cuiabá 2×1 São Paulo
- São Paulo 0x0 Bahia
- São Paulo 0x2 Atlético-MG
- Flamengo 1×1 São Paulo
Se repetir esse desempenho, que não é bom, chegará a 47 pontos e 41% de aproveitamento – atualmente tem 43%, enquanto os times que estão entre a 18º e 15ª posição variam entre 37% e 39%.
Os números parecem favoráveis a quem tem como missão apenas se livrar do risco de queda, já que a vaga na Conmebol Libertadores está garantida. Mesmo assim, Dorival não quer baixar a guarda.
– Nós temos que ter consciência de que o campeonato não acabou. Realmente, a situação incomoda – disse ele após a derrota para o Goiás, quarta-feira.
Os jogos fora de casa têm sido o principal ponto fraco do time, que não venceu ninguém longe do Morumbi.
Nas partidas que faltam até o fim do Brasileiro, seis são como visitante: Palmeiras, Athletico-PR, Fluminense, Santos, Bahia e Atlético-MG. No Morumbi, recebe o Grêmio (neste sábado), Cruzeiro, Bragantino, Cuiabá e Flamengo.
Desses, Santos, Bahia e Cruzeiro brigam contra o rebaixamento e estão abaixo do São Paulo na tabela.
Globo Esporte