Na súmula de Palmeiras 5 x 0 São Paulo, o árbitro Raphael Claus apontou que foi chamado de “palmeirense” pelo lateral Rafinha, do Tricolor, após expulsar o jogador de campo. O veterano ainda foi flagrado pelas câmeras de TV repetindo as mesmas palavras enquanto deixava o gramado do Allianz Parque.
Surge, então, a questão: o ala pode receber algum tipo de punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por isso?
Para saber o que pode ocorrer com Rafinha, a ESPN procurou o Procudador-geral do tribunal, Ronaldo Piacente, que afirmou que tudo o que é reportado pelos juízes nas súmulas é analisado.
No entanto, não é possível dizer que a fala do lateral são-paulino irá se transformar automaticamente em uma denúncia ao STJD, já que isso irá depender da análise do responsável pelo caso.
“Todos os fatos que ocorrem em campo são analisados pela Procuradoria, mas tudo depende do entendimento do Procurador que irá analisar a questão”, explicou Piacente, que não quis emitir um parecer pessoal sobre o tema.
“Eu não posso opinar sobre fatos que ainda serão analisados pelo Procurador”, ressaltou.
A reportagem também ouviu João Chiminazzo, advogado especialista em direito desportivo, que teve entendimento semelhante ao de Piacente.
“No meu entendimento, dizer que ele é ‘palmeirense’ não é um problema em si. Mas, se isso foi dito com uma conotação de tentar insinuar que ele favoreceu o Palmeiras, a situação muda de figura”, apontou.
Chiminazzo também argumentou que uma possível denúncia “vai depender do procurador” que analisar a súmula feita por Claus.
No entanto, o advogado observou que, se a fala de Rafinha se transformar em uma denúncia, o mais provável é que ela seja encaixada no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).
O artigo em questão fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. A possível suspensão, caso o tema vá a julgamento, varia entre uma e seis partidas.
Vale ressaltar, porém, que, até o momento, não foi oferecida qualquer denúncia ao STJD neste caso.
ESPN