Acima do limite, São Paulo pode se desfazer de gringos ao término da temporada

367

No fim desta temporada, o São Paulo precisará avaliar e definir o futuro de alguns dos nove estrangeiros do elenco. Acima do limite permitido, o clube pode se desfazer de gringos para abrir espaço no plantel em 2024.

Atualmente, o Tricolor tem nove estrangeiros à disposição de Dorival. São eles: Arboleda, Ferraresi, Alan Franco, Galoppo, Michel Araújo, James Rodríguez, Gabriel Neves, Jhegson Méndez e Calleri. Destes, apenas dois são considerados titulares absolutos da equipe.

Assim, o clube pode negociar alguns destes jogadores e, consequentemente, viabilizar a chegada de outros. O São Paulo monitora o meia Emmanuel Martínez, do América-MG, e caso o negócio aconteça, o argentino seria o décimo gringo do time. As federações, atualmente, permitem sete por partida, sendo que apenas cinco podem estar no campo ao mesmo tempo.

A comissão técnica de Dorival Júnior, então, teria um grande problema, já que precisaria cortar três atletas da lista de convocados da equipe nos compromissos.

Publicidade

O equatoriano Jhegson Méndez encabeça a relação dos possíveis estrangeiros a serem negociados pelo Tricolor. Pouco utilizado durante a temporada, o meio-campista realizou 24 jogos pelo time e atuou apenas uma vez nos últimos quatro meses. Seu contrato com o clube vai até o fim de 2025.

Outro gringo que o São Paulo pode se desfazer é o volante Gabriel Neves. O uruguaio teve importância na equipe ao longo deste ano, chegando a ser titular em determinado período, mas caiu de produção nos últimos meses e não tem correspondido quando é acionado.

Na sua última aparição, o atleta acabou sendo expulso por uma entrada imprudente no primeiro tempo do duelo com o Fluminense, na última quarta-feira, pelo Brasileirão, quando a equipe perdeu por 1 a 0.

Já nomes como Alan Franco, Ferraresi, Galoppo e Michel Araújo, apesar de não serem titulares, são vistos como importantes, que podem brigar por uma vaga no time. O meia James Rodríguez, então, nem se fala. O colombiano foi contratado na metade do ano com a missão de assumir o protagonismo na próxima temporada.

Um último fator que também motiva possíveis negociações de estrangeiros são os africanos da base do São Paulo. Com destaque nas categorias inferiores, o nigeriano Azeez, o ganês Faisal e o senagalês Iba Ly vivem a expectativa de ganhar oportunidades na equipe principal em um futuro breve.

Até agora, o Tricolor tem apenas um reforço para 2024: o atacante Erick, do Ceará. Perto de Luiz Gustavo, a diretoria são-paulina prioriza a renovação com Lucas antes de acertar outras chegadas. O clube também mira um camisa 9 para fazer sombra a Calleri.

Gazeta Esportiva