Não é só o São Paulo que se sente muito mais à vontade quando atua no Morumbi. Sem vitória nos 15 jogos como visitante no Campeonato Brasileiro, o Tricolor vai com tudo para cima do Cruzeiro nesta quinta-feira (2), às 20h (de Brasília), e conta com um nome em especial para diminuir o risco de rebaixamento.
Sem a companhia de Lucas Moura e Calleri, principais nomes do elenco e machucados, Luciano é quem carrega as esperanças do São Paulo no reencontro com a torcida. Além de toda a relação dele com as arquibancadas, os números do atacante no Morumbi são um fator desequilibrante.
Luciano é o vice-artilheiro tricolor na temporada, com 12 gols, dez deles marcados no estádio. Os únicos que foram fora do território são-paulino aconteceram na Copa do Brasil, contra Sport (vitória por 2 a 0 na Ilha do Retiro) e Corinthians (derrota por 2 a 1 na Neo Química Arena).
Assim, o camisa 10 vive seu ano de maior efetividade no Morumbi: 83,3% de seus gols saíram diante da torcida do São Paulo na atual temporada, um percentual que supera, e muito, os outros anos de Luciano pelo clube.
Veja o comparativo ano a ano abaixo:
- Em 2020 – 13 dos 21 gols no Morumbi (61,9%)
- Em 2021 – 7 dos 10 gols no Morumbi (70%)
- Em 2022 – 8 dos 21 gols no Morumbi (38%)
- Em 2023 – 10 dos 12 gols no Morumbi (83,3%)
Os dez gols de Luciano no estádio do São Paulo também representam a liderança entre os jogadores do atual elenco. O atacante está um acima de Calleri, que só voltará a atuar na próxima temporada e, portanto, está fora de disputa em 2023.
Fora o argentino, quem mais se aproxima é o meia Giuliano Galoppo (ainda em recuperação de cirurgia), com quatro, além de Michel Araújo, Pablo Maia, Wellington Rato, David e Caio Paulista, todos empatados com três. Assim, é bastante provável que a artilharia do Morumbi na temporada fique mesmo com Luciano, que tentará melhorar sua marca contra o Cruzeiro.
ESPN