Situação é favorita a ocupar 80% das novas cadeiras do Conselho, que vai escolher o novo presidente em eleição ainda neste ano
O sábado será movimentado no Morumbi. Durante o dia, os associados do São Paulo vão eleger 100 novos conselheiros para o triênio 2024-2026, grupo que vai se juntar aos 160 vitalícios no colégio eleitoral da eleição para o novo presidente. A expectativa é que a situação, liderada por Julio Casares, amplie a força nos bastidores.
Pesquisas internas direcionam que até 80 vagas novas no Conselho devem ficar com a situação (chapa Juntos pelo São Paulo). As previsões mais otimistas da oposição (Salve o Tricolor Paulista) preveem a eleição de até 25 conselheiros para o novo grupo.
É deste novo Conselho que sairão os votos para a presidência são-paulina. Caso ocupe 80% das novas cadeiras, a tendência é que a eleição de Casares para um novo mandato seja algo protocolar.
Até o momento, a oposição não definiu um adversário para concorrer com Julio Casares na eleição presidencial.
O grupo ainda aguarda o resultado da apuração deste fim de semana para escolher um nome para concorrer ao cargo, mesmo diante do favoritismo da chapa do atual presidente.
Nomes têm sido debatidos desde a inscrição da chapa em outubro, porém ainda sem consenso. Não está descartada a possibilidade de a chapa oposicionista nem apresentar um candidato ao executivo.
A eleição presidencial ainda não tem data definida. Em 2020, Casares venceu a disputa com 66% dos votos – foram 155 do atual presidente contra 78 de Roberto Natel, além dos votos em branco.
Quem pode votar?
Podem votar os associados maiores de 18 anos, que estejam adimplentes e possuam dois anos de inscrição ininterrupta como sócio do São Paulo.
Associados liberados para voto que não puderem comparecer podem ser representados pelo cônjuge dependente, desde que autorize formalmente o repasse do voto na forma do regimento interno.
Quem estiver com obrigações financeiras abertas ou suspenso perde o direito a voto neste sábado. A estimativa atual é de aproximadamente 5 mil associados.
Globo Esporte