São Paulo na Vila Belmiro? Quando foi a única vez que time mandou uma partida em estádio rival

246

Impossibilitado de usar o Morumbi, que se prepara para receber shows nos próximos dias, o São Paulo usará o terceiro estádio diferente para mandar uma partida oficial em 2023. A nova casa temporária é a Vila Belmiro, palco do jogo contra o Red Bull Bragantino nesta quarta-feira (8), às 20h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.

O acordo entre o Tricolor e o Santos para atuar na Vila é recente e serve para que os clubes estreitem relações nos bastidores, além de permitir que a equipe do Morumbi volte a atuar como mandante na cidade do litoral paulista. E isso aconteceu somente uma vez em toda a história.

Segundo levantamento do historiador do São Paulo Michael Serra, o clube foi mandante na Vila Belmiro em um clássico contra o Santos em abril de 1937, mas válido pelo Campeonato Paulista de 1936, ou seja, há quase 87 anos.

Na ocasião, o Tricolor ainda não havia iniciado a construção do Morumbi e portanto estava sem um estádio próprio para sediar suas partidas pelo Estadual e também amistosos, que eram muito tradicionais no período.

Publicidade

Mas os embates com o Santos nessa época não eram fáceis. Tanto que o São Paulo perdeu ambos: 4 a 0 em 4 de novembro de 1936, este com mando do rival, e depois 3 a 2 em 25 de abril de 1937, em jogo com o Tricolor como o “dono” da casa.

Anos depois, o Pacaembu se tornou a casa do São Paulo, que passou a disputar títulos e se tornar um dos principais times do país a partir dos anos 1940. O Morumbi começou a ser construído na década seguinte e foi finalizado em 1970.

Com o Morumbi, o São Paulo só mudou-se para outros estádios por necessidade, como a que aconteceu em março deste ano, também pela agenda de shows do estádio. Nas quartas de final do Paulistão, o Tricolor foi eliminado pelo Água Santa no Allianz Parque, casa do Palmeiras.

A parceria entre as diretorias alviverde e tricolor, no entanto, esfriou nos últimos meses, sobretudo após os confrontos entre os clubes na Copa do Brasil (classificação do São Paulo) e no Brasileirão (goleada do Palmeiras por 5 a 0). Agora, é a vez da Vila.

ESPN