Apesar de título na Copa do Brasil, São Paulo amarga marcas negativas inéditas no Brasileirão

165
Elenco do São Paulo em ‘reunião’ durante partida do Brasileirão Paulo Pinto/São Paulo FC

Quando o torcedor do São Paulo se lembrar do ano de 2023, o título da Copa do Brasil vai ser a melhor lembrança. Até porque, quando se trata da outra competição nacional, o Tricolor decepcionou mais uma vez e alcançou uma marca negativa em sua história.

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe do Morumbi terminou o Brasileirão com um aproveitamento inferior a 50%. Além disso, mais uma vez não irá ficar entre os oito primeiros colocados.

Até então, desde o início do formato de pontos corridos na primeira divisão nacional, em 2003, o clube nunca tinha passado três temporadas em sequência com esses números negativos.

Em 2021, após um título paulista no primeiro semestre, o São Paulo brigou até a penúltima rodada para evitar o rebaixamento inédito e terminou o Brasileiro em 13º.

Publicidade

No ano seguinte, o Tricolor acabou priorizando a Copa do Brasil (eliminado na semifinal) e a CONMEBOL Sul-Americana (derrotado na final) e, mais uma vez, ficou longe do topo, na modesta 9ª colocação.

Agora, 2023 foi semelhante à temporada anterior. Os comandados de Dorival Júnior priorizaram as copas e, desta vez, se deram bem. Apesar de ter caído nas quartas de final da Sul-Americana, o time do Morumbi brilhou na Copa do Brasil, eliminou dois rivais em sequência, Palmeiras e Corinthians respectivamente, e foi campeão contra o Flamengo.

Apesar de a torcida mais uma vez ter feito sua parte nos jogos no Morumbi, deixando o São Paulo com a segunda maior média de público no campeonato, o time não conseguiu engrenar fora de casa.

Foram apenas 11 pontos jogando como visitante, com uma vitória, oito empates e dez derrotas em 19 partidas. E vale ressaltar a que este triunfo solitário aconteceu somente na 36ª rodada, contra o Bahia, com um gol nos acréscimos do segundo tempo.

A dificuldade fora de seus domínios no Brasileirão chega até a ser contraditória com a campanha do Tricolor na Copa do Brasil, quando conseguiu vitórias importantes e contundentes como visitante.

James Rodríguez e Lucas Moura chegaram como grandes reforços na janela de transferências do meio do ano, mas pouco impactaram na campanha no Brasileirão. Além disso, Dorival ainda perdeu peças como, por exemplo, Calleri por contusão na reta final, o que acabou “ajudando” no baixo número de gols marcados na competição.

Para 2024, mantendo o treinador e boa parte do elenco, fica a dúvida se o São Paulo irá focar novamente as Copas, lembrando que a equipe voltará a disputara CONMEBOL Libertadores, ou se tentará equilibrar um pouco mais a balança e não abrir mão do Brasileirão pelo quarto ano consecutivo.

ESPN