Calendário do São Paulo será cheio em 2024 e pode ter até dez jogos a mais que este ano

55

O calendário do São Paulo em 2024 será um pouco mais cheio do que neste ano. Campeão inédito da Copa do Brasil e de volta à Libertadores, o time pode fazer até dez jogos a mais do que nesta temporada.

Em 2023, o Tricolor disputou 71 partidas. Foram dez pela Copa Sul-Americana, onde chegou até as quartas de final, dez pela Copa do Brasil, 13 pelo Paulista, no qual a equipe parou nas quartas, e as 38 rodadas do Brasileirão.

No ano que vem, o time de Dorival Júnior pode ter 81 compromissos. Isso, claro, depende do desempenho da equipe nas competições que terá pela frente.

O São Paulo entra em campo pela primeira vez no dia 21 de janeiro, em partida contra o Santo André, pela primeira rodada do Estadual. O torneio prevê até 16 datas, sendo 12 garantidas na fase de grupos. Com as quartas, semis e a final, o Paulistão está previsto para acabar em 7 de abril.

Publicidade

Nos primeiros meses de 2024, o Tricolor também disputará a Supercopa do Brasil pela primeira vez. O time enfrenta o campeão brasileiro Palmeiras no dia 3 de fevereiro, ainda sem local definido.

A estreia na Libertadores ocorre no início de abril, entre os dois jogos de uma possível final do Paulista. O principal torneio do continente garante seis partidas na fase de grupos e mais seis nas fases de oitavas de final, quartas e semi. A decisão novamente será disputada em jogo único e em campo neutro. O encerramento da competição deve ser no dia 30 de novembro.

Já o Campeonato Brasileiro tem início previsto uma semana depois das finais estaduais, no fim de semana no dia 14 de abril. Com 38 rodadas, o torneio deve ser concluído no dia 8 de dezembro e não será paralisado durante o período da Copa América, em julho, ou nas Olimpíadas de Paris, entre julho e agosto.

Como o São Paulo disputa a Libertadores, só entra na Copa do Brasil na terceira fase. A equipe precisará fazer mais dez partidas se quiser conquistar o bicampeonato.

O calendário ainda pode incluir uma possível disputa da Copa Intercontinental, novo torneio da Fifa, que começará a ser disputado a partir de 2024, substituindo o atual Mundial de Clubes. O novo formato do campeonato, que terá 32 clubes, será disputado de quatro em quatro anos, a partir de 2025.

Se não avançar na Libertadores, o Tricolor irá para os playoffs da Sul-Americana. Se tiver sucesso nas competições, a equipe irá igualar 2021, quando também realizou 81 partidas no ano.

Gazeta Esportiva