Como joga Luiz Gustavo, novo reforço do São Paulo? Confira as opções táticas de Dorival

500

Volante vem para reforçar o meio com uma provável saída de Pablo Maia.

O São Paulo anunciou mais um reforço para 2024: Luiz Gustavo, volante de 36 anos que jogou a Copa do Mundo de 2014 pela seleção brasileira e estava no Al-Nassr, da Arábia Saudita.

O volante chega com contrato até o final de 2024. Na última temporada, o jogador disputou 32 partidas e marcou cinco gols. Ele não joga desde maio deste ano.

Ele chega para um setor que pode ficar carente em 2024: o primeiro volante do 4-2-3-1 que Dorival arma no São Paulo. O titular hoje é Pablo Maia, que pode sair para algum clube europeu na próxima janela. Luan é considerado o substituto e vive altos e baixos. Já Gabriel Neves não teve um bom segundo semestre e deve ser menos utilizado.

Luiz Gustavo é um primeiro volante clássico: joga sempre perto dos zagueiros, protege a zaga e entra na área para aumentar a estatura em jogadas de bolas aéreas. Pep Guardiola chegou a usá-lo como zagueiro no Bayern de Munique, onde jogou com Rafinha. No Al-Nassr, ele jogou quase sempre como primeiro volante no time de Luís Castro. Veja a imagem:

Publicidade
Luiz Gustavo joga como primeiro volante clássico — Foto: Reprodução

O jogador não tem tanta qualidade com a bola nos pés, o que o faz apoiar pouco e arriscar menos passes no ataque. Por isso, ele é usado para dar suporte aos zagueiros quando o time tem a bola. No Al-Nassr, Luiz quase sempre formava uma linha de três jogadores na saída, pelo lado esquerdo, e abria o corredor para o lateral daquele lado. Tocava a bola e entregava a um meia.

Luiz Gustavo: quase sempre jogando perto dos zagueiros — Foto: Reprodução

Como fica o São Paulo com o novo reforço?

Com a base que conquistou a Copa do Brasil garantida, Dorival Júnior tem a opção de colocar Luiz Gustavo no lugar de Pablo Maia. Assim, o 4-2-3-1 se mantém, com Rodrigo Nestor fazendo o “falso-ponta” pelo lado esquerdo e Lucas jogando mais centralizado. Erick, novo reforço vindo do Ceará, pode entrar na vaga de Wellington Rato.

Com a base mantida, Luiz Gustavo entra na vaga de Pablo Maia — Foto: Reprodução

E se Dorival decidir mudar o esquema? Uma ideia é um 4-3-1-2, o chamado losango no meio-campo. Luiz Gustavo entra como primeiro volante e Nestor e Maia podem jogar juntos. Ou Alisson, que foi improvisado na função e correspondeu, faz a dupla com Nestor. Nessa opção, Luciano jogaria ao lado de Lucas, ou assume o papel de meia e abre uma vaga caso o meia não fique para o ano que vem.

Dorival pode formar um logango no meio com mais proteção à zaga — Foto: Reprodução

GloboEsporte