Dispensas, empréstimos, transferências, sondagens e reforços do São Paulo. Saiba tudo sobre as movimentações do Tricolor no mercado
Campeão da Copa do Brasil de 2023 e de volta à Conmebol Libertadores após três temporadas, o São Paulo tende a ser ativo no mercado. O elenco terá mudanças importantes, com a saída prevista de vários jogadores, a possibilidade de venda de titulares e a dúvida que ainda existe sobre a permanência de Lucas, cujo contrato termina em dezembro.
O técnico Dorival Júnior está mantido no cargo e tem dito que pretende enxugar o grupo de jogadores, que hoje tem mais de 40 atletas. A expectativa é trabalhar com cerca de 30.
Quem negocia
Lucas: o meia-atacante chegou ao São Paulo no meio do ano com contrato curto, até dezembro. O clube quer mantê-lo e há negociações para isso, mas a situação continua indefinida.
Emmanuel Martínez: o clube tricolor tem interesse e abriu diálogo com o América-MG para contratar o meio-campista argentino, visto como uma alternativa a Alisson e com potencial de boa projeção no elenco. O clube mineiro rejeitou a primeira investida, mas o São Paulo segue com as conversas.
Pedro Raul: o atacante ex-Vasco está no Toluca, do México, e pode ser uma opção para a reserva de Calleri em 2024.
Caio Paulista: o lateral está emprestado pelo Fluminense, mas o São Paulo já informou que pretende comprá-lo; veja as condições
Quem pode sair
- Beraldo: o zagueiro é um dos jogadores mais valorizados do elenco. Ele já tem uma proposta de 18 milhões de euros (R$ 95 milhões) do Zenit, da Rússia.
- Méndez: contratado sob grande expectativa no início da temporada, perdeu espaço com Dorival. Com contrato longo, deve ser negociado pelo São Paulo.
- Luan: cria do clube, renovou contrato após longa negociação em maio. Mas não conseguiu recuperar lugar no time e deve ser emprestado.
- Nathan: o lateral tem proposta do Red Bull Bragantino e deve ser vendido.
Quem sai
- Belém: zagueiro formado em Cotia, teve algumas chances em 2023. Contrato, que termina em dezembro, não será renovado.
- Walce: zagueiro sofreu com lesões graves na carreira. Chegou a ser emprestado ao Juventude no começo do ano e não será aproveitado em 2024. Contrato termina em dezembro.
- Felipe Alves: goleiro se desentendeu com Dorival e não terá contrato renovado. Já se despediu do clube.
- Alexandre Pato: o atacante assinou contrato curto, até dezembro, jogou pouco e não agradou Dorival.
- David: na mesma situação de Erison, David não deve ter seu empréstimo ampliado.
- Erison: o atacante está emprestado até o fim da temporada, e o São Paulo não pretende contratá-lo em definitivo.
- Raí Ramos: o lateral foi contratado de forma emergencial depois do Paulistão, mas quase não jogou. Tendência que seja emprestado.
Quem renovou
- Wellington Rato: o meia-atacante tinha contrato até 2025, mas renovou por uma temporada mais.
Quem volta de empréstimo
- Nikão: o meia defendeu o Cruzeiro no Brasileiro, e Dorival admite possibilidade de tê-lo no elenco em 2024.
Globo Esporte