Novo reforço do São Paulo, Erick tem como característica principal o drible em velocidade e dois anos atrás chegou a ser top-4 a nível mundial no quesito.
O que aconteceu
Um estudo divulgado em novembro de 2021 pelo CIES Football Observatory colocou Erick como 4º jogador que mais tinha driblado naquela temporada. A lista tinha o espanhol Adama Traoré na liderança, seguido por Nahuel Luján e Chidera Ejuke, na época na La U (CHI) e CSKA (RUS), respectivamente.
O segundo brasileiro naquela lista era Neymar, apenas na 25º colocação. O CIES leva em conta dois critérios: número de dribles tentados e porcentagem de sucesso.
O ranking apontava Erick na quarta colocação com 8,32 dribles certos a cada 100 minutos. Neymar somava 6,28 no mesmo período de tempo.
Fiquei feliz quando vi esta publicação. Eu realmente busco o drible para chegar ao gol adversário. Claro que o mais importante é o gol. Mas o drible também faz parte do futebol e eu fico feliz por conseguir usar esse recurso de maneira positiva
Erick, em entrevista ao UOL Esporte na época
Cria de rival
Erick começou a carreira na base do Santos, mas acabou dispensado do clube da Vila Belmiro. No entanto, o próprio jogador aponta que foi na Baixada Santista que aprendeu o ofício do drible.
UOL