O São Paulo reduziu seu elenco para a temporada de 2024, lida com alguns desfalques neste início de ano e, ainda assim, vem tendo opções de sobra para a maioria das posições. James Rodríguez, Rafinha, Michel Araújo e Luan sequer foram inscritos no Campeonato Paulista, o que fez com que muitos torcedores passassem a questionar a permanência deste grupo no clube.
Por ora, a diretoria tricolor não tem qualquer intenção de se desfazer desses atletas. Todos eles, exceto Luan, vêm treinando separadamente do elenco, cumprindo um cronograma de treinamentos visando controlar a carga de trabalho para evitar qualquer tipo de lesão logo no início de temporada.
Como ainda não está nos planos do técnico Thiago Carpini para o próximo compromisso, sábado, contra a Portuguesa, às 18h (de Brasília), o grupo de atletas não foi inscrito na competição. Assim que reunirem condições de jogo, James Rodríguez, Rafinha e Michel Araújo constarão na lista da Federação Paulista de Futebol, assim como Luan, que tem brigado por um espaço no meio-campo.
“É até bom que a gente esclarece essas situações para não ficar nada mal conversado. O regulamento da Federação Paulista de Futebol permite até o dia 16 de fevereiro fazer as inscrições. Nos preocupamos em acelerar o processo de inscrição dos atletas que estariam aptos a atuar na primeira rodada”, afirmou Carpini sobre a não inscrição de alguns dos atletas do São Paulo.
“À medida que essas cargas (de trabalho) forem equilibradas, e eles estiveram à disposição, vão ser inscritos e participar do processo. Foi perfeitamente normal. O James, o Michel, o Rafinha também não foi inscrito. O São Paulo conta com todos os atletas que estão treinando hoje no CT. O Nikão, que era um outro caso, como o do Luan, estava na partida. O próprio Luan buscando seu espaço. Então, temos diversas opções. Em relação à inscrição, não temos urgência, uma vez que não estão dentro das possibilidades físicas, dentro do que o São Paulo programou para cada um desses atletas para eles atuarem com segurança”, completou.
Para a partida deste sábado, no Morumbis, o São Paulo deverá seguir sem James Rodríguez, Rafinha e Michel Araújo, que continuam trabalhando separadamente.
Arboleda, por sua vez, já retornou à rotina com os demais companheiros após também cumprir um cronograma personalizado de treinamento.
A expectativa é de que Thiago Carpini volte a ter o elenco completo à disposição para o clássico contra o Corinthians, na próxima terça-feira (30), às 19h30, na Neo Química Arena, e, posteriormente, na Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, no domingo seguinte (4), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
ESPN