Diretoria do Tricolor negocia a chegada de Ferreira, do Grêmio, e quer fechar grupo de atletas ainda na pré-temporada
Campeão da Copa do Brasil, o São Paulo começa a temporada de 2024 reforçado e ainda de olho no mercado para tornar o elenco de Dorival Júnior mais forte, visando principalmente duas disputas: a da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, em fevereiro, e da Conmebol Libertadores.
A equipe se reapresenta nesta semana para a pré-temporada no CT da Barra Funda com novidades anunciadas: o volante Luiz Gustavo, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2014; o atacante Erick, ex-Ceará; e o meio-campista paraguaio Damián Bobadilla.
Ao mesmo tempo, o clube inicia o ano com uma perda grande para o elenco. O zagueiro Beraldo, um dos destaques do time na temporada, está na França para finalizar a transferência para o Paris Saint-Germain. Outras negociações ainda podem ocorrer.
Chegadas
São três reforços confirmados e mais dois objetivos a princípio no mercado. A diretoria são-paulina tenta convencer o Grêmio a liberar o atacante Ferreira, que viria para preencher uma lacuna do elenco, ainda carente de atacantes velozes.
O clube gaúcho estipulou um valor de R$ 8 milhões para liberar os 35% dos direitos econômicos que possui pelo atacante, que tem compromisso com o time do Rio Grande do Sul até o fim de 2024.
O São Paulo procura alternativas para diminuir a pedida e pode até envolver jogadores do atual elenco para viabilizar a transferência. Não houve grandes avanços na conversa nos últimos dias de 2023.
A diretoria quer a contratação de um centroavante para ser alternativa a Calleri. Porém, a procura esbarra em questões financeiras, já que o atleta chegaria para ser reserva do argentino, destaque do elenco.
O maior reforço para 2024, contudo, já está no elenco: a renovação de contrato do camisa 7 Lucas por mais três temporadas.
O atacante Luciano também acertou a prorrogação do compromisso até o fim de 2026, após receber sondagens do futebol árabe que colocaram em xeque a continuidade para 2024.
Partidas
O clube negociou Beraldo por 20 milhões de euros (mais de R$ 107 milhões) com o Paris Saint-Germain, mas não deve repor a perda no mercado. Com Arboleda, Alan Franco, Ferraresi e Diego Costa, a posição não é tratada como prioridade.
O São Paulo ainda se despediu nesta segunda-feira do goleiro Felipe Alves e de três atacantes: Alexandre Pato, em fim de contrato, Erison e David, com empréstimos encerrados, finalizaram os respectivos compromissos e não fazem mais parte do elenco de Dorival Júnior.
O clube ainda negocia os detalhes finais para anunciar a saída do lateral-direito Nathan, negociado com o Red Bull Bragantino. Do outro lado do campo, Caio Paulista está próximo de ser anunciado pelo Palmeiras.
Essas movimentações devem resultar na manutenção momentânea de Pablo Maia e Rodrigo Nestor, alvos de sondagens do mercado europeu. Somente altas propostas mudariam o plano do São Paulo, que ainda vive situação econômica preocupante.
O clube ainda pretende negociar alguns nomes do elenco para reduzir o grupo de trabalho de Dorival Júnior. Nomes como Gabriel Neves, Méndez e Luan, fora dos planos da comissão técnica, podem deixar o Morumbi em janeiro.
Matheus Belém tem contrato até o fim de janeiro e deve deixar o clube. Já Marcos Paulo permanece ligado ao São Paulo enquanto se recupera de lesão no joelho esquerdo, mas está fora dos planos para a temporada.
Elenco
- Goleiros: Rafael, Jandrei e Young;
- Laterais: Rafinha, Igor Vinícius, Moreira, Welington e Patryck;
- Zagueiros: Arboleda, Alan Franco, Ferraresi, Diego Costa e Matheus Belém;
- Meio-campistas: James Rodríguez, Rodrigo Nestor, Galoppo, Nikão, Pablo Maia, Alisson, Luiz Gustavo, Bobadilla, Michel Araújo, Luan, Gabriel Neves, Talles Costa, Méndez e Negrucci;
- Atacantes: Lucas, Calleri, Luciano, Wellington Rato, Juan, Talles Wander, William Gomes e Erick.
Globo Esporte