Estreia de Calleri com a camisa do São Paulo completa oito anos; relembre a partida

42

Há oito anos, nesta mesma data, Jonathan Calleri fazia sua primeira aparição com a camisa do São Paulo. O atacante artilheiro do Tricolor estreou no empate da equipe contra o César Vallejo, do Peru, pela fase preliminar da Copa Libertadores de 2016. O argentino anotou o único gol dos paulistas na partida.

O São Paulo voltava a disputar a Libertadores depois de três anos. Todavia, o Tricolor Paulista conquistou classificação para a fase preliminar da competição, que antecede a fase de grupos.

Previamente considerado inferior, o César Vallejo surpreendeu e abriu o placar com um golaço aos 18 minutos do jogo. Na segunda etapa, aos 20 minutos, Calleri entrou em ação. O argentino recebeu lançamento e tocou por cima do goleiro para marcar um lindo gol, seu primeiro com a camisa do São Paulo.

Calleri foi peça fundamental na campanha do Tricolor Paulista nesta Libertadores. O atacante virou xodó da torcida do São Paulo, que criou a famosa música “toca no Calleri que é gol”. A equipe foi eliminada na semifinal para o Atlético Nacional, da Colômbia, e o argentino foi eleito artilheiro da competição, com nove gols marcados.

Publicidade

O camisa nove viu sua primeira passagem pelo São Paulo chegar ao fim em julho de 2016. Calleri estava emprestado ao clube paulista e foi negociado com o West Ham, da Inglaterra.

O argentino criou identidade com a torcida tricolor, que frequentemente pedia por seu retorno. Em 2021, após passagem sem sucesso na Europa, Calleri foi contratado novamente pelo São Paulo.

Desde a sua volta, o argentino anotou 45 gols com a camisa tricolor, e conquistou o inédito título da Copa do Brasil, em 2023. Somando as duas passagens, Calleri balançou as redes 63 vezes pelo São Paulo.

Gazeta Eportiva