Palmeiras x São Paulo: Supercopa do Brasil terá novidade ao estilo NFL no VAR; entenda o que muda

324

A Supercopa do Brasil, neste domingo (4), entre Palmeiras e São Paulo, no Mineirão, terá uma importante novidade em relação à arbitragem.

Segundo informou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o árbitro Bráulio da Silva Machado vai explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público durante a partida.

A novidade é similar ao que é feito na NFL, na NBA e em competições de rugby, por exemplo.

Os anúncios serão feitos por Bráulio através do microfone que os árbitros já usam durante as partidas.

Publicidade

A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da Fifa para implementar a medida e resolveu adotar a novidade já na Supercopa.

Recentemente, a comunicação da decisão foi testada nos Mundiais de Clubes da Fifa.

O plano da Comissão de Arbitragem, aliás, é adotar a comunicação da decisão na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, explicou como o processo será feito pelos árbitros, que iniciaram os treinamentos na pré-temporada de 2023.

“Existe um protocolo, a gente está treinando os árbitros. São palavras simples, sem muita complicação, é a decisão final. Ele vai explicar o motivo e qual é a decisão que ele tomou”, afirmou.

Seneme também destacou o avanço em termos de transparência que a implantação oferece ao futebol brasileiro e seus torcedores.

“Vamos inaugurar essa ferramenta de transparência. A gente entende que é um passo a mais, já trabalhamos com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. As decisões que os árbitros tomarem através do VAR, assim como já foi feito nos Mundiais de Clubes, os árbitros vão anunciar as suas decisões”, ressaltou.

“A gente entende que é um avanço muito grande. Quem está no campo precisa saber. É um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. Além da transparência, revelar as decisões, eu acho que humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final”, acrescentou.

A equipe de arbitragem do jogo será formada pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, pelos assistentes Guilherme Camilo e Rodrigo Correa, pelo 4º árbitro Rafael Klein, além de Fernanda Kruger como 5ª árbitra e de Antonio Pereira da Silva como assessor.

Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será Wagner Reway, acompanhado dos assistentes Cleriston Clay e Daniel Nobre Bins.

Péricles Bassols será o observador de VAR.

ESPN