O presidente do São Paulo, Julio Casares, defendeu uma espécie de ‘frente’ contra gramados sintéticos no futebol. O mandatário relembrou e lamentou lesões sofridas por jogadores do clube no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, que optou por deixar a grama natural de lado há quatro anos. Para Casares, é preciso ter os atletas como prioridades.
“Chegou o momento dos clubes, CBF, Federação, Conmebol… Tem que ter grama natural. Chega. Isso não é showbol, que cada um tem um tipo de grama. Sei que é negócio. Você não tem na Itália, na Inglaterra… Nós temos que pensar primeiro no atleta. Três jogadores nossos se contundiram no Allianz: Galoppo, Ferraresi e o Wellington, sem falar no Dudu e o Bruno Rodrigues (do Palmeiras)”, afirmou, em entrevista ao ex-jogador Walter Casagrande, no podcast “Casão Pod Tudo”.
“E outra coisa: cada um tem uma grama diferente do outro, que padrão é esse?”, completou.
O Allianz Parque recebe shows e outros eventos com frequência. A função do gramado sintético é não causar problemas para mandar as partidas no estádio poucos dias depois, o que não aconteceria com grama natural, que seria prejudicada com as estruturas montadas. Para o mandatário do Tricolor, isso não deve ser uma justificativa.
“Mesmo eu querendo o Morumbis como uma plataforma de show, eu tenho que fazer o meu gramado o melhor, como é. Tenho que ter técnica para isso, o parceiro precisa se adaptar. Temos que ter uma frente a favor do futebol”, disse.
Lesões de jogadores do São Paulo no Allianz Parque
O presidente do São Paulo citou três casos de lesões de atletas do clube no Allianz Parque — todas aconteceram no ano passado.
Em janeiro, o venezuelano Ferraresi sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho, em clássico contra o Palmeiras. No mesmo duelo, Rafinha teve entorse no tornozelo.
Em março, foi a vez do argentino Galoppo romper os ligamentos do joelho, dessa vez em partida disputada contra o Água Santa, pelo Campeonato Paulista, mandada no estádio palmeirense. O caso de Wellington aconteceu na mesma partida, mas a lesão foi nos ligamentos do tornozelo.
ESPN