A conquista inédita da Copa do Brasil garantiu ao São Paulo a possibilidade de brigar por outro troféu jamais vencido – ou mesmo disputado – em sua história. Neste domingo (4), o Tricolor encara o Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela Supercopa do Brasil.
Criada em 1990, mas abandonada e depois reativada a partir de 2020, a competição nacional pode não ter o prestígio de outros títulos com que o torcedor são-paulino sonha na temporada, mas ganha muita relevância por ser contra um arquirrival e, sobretudo, oferecer a chance de um feito único no país.
Afinal, é justamente a Supercopa que falta ao clube do Morumbis para completar definitivamente seu álbum de troféus e ser o primeiro time brasileiro a ganhar todas as competições que disputou e ainda existem no calendário. Com 94 anos de fundação, o São Paulo já foi campeão:
22x do Campeonato Paulista
6x do Campeonato Brasileiro
1x da Copa do Brasil
3x da CONMEBOL Libertadores
3x do Mundial de Clubes
1x da CONMEBOL Sul-Americana
2x da CONMEBOL Recopa
Entre competições que deixaram de existir, o Tricolor também ganhou uma Supercopa da Libertadores, uma Copa Conmebol, um Torneio Rio-São Paulo e um Supercampeonato Paulista. E, das atuais, o clube nunca disputou divisões inferiores do Brasileiro ou do Paulista.
E os rivais?
O São Paulo luta pela chance de ser o primeiro “campeão de tudo” no Brasil, o que significa, claro, que nenhum outro time do país sabe o que é ter todas as taças em sua posse.
Os que mais se aproximam de “zerar” a disputa são Flamengo e Internacional. Dos títulos possíveis de se ganhar na atualidade, o Rubro-Negro não tem a Sul-Americana, que não disputa desde 2017, enquanto o Colorado jamais venceu a Supercopa do Brasil.
O Flamengo, é verdade, tem em sua galeria a Copa Mercosul de 1999, uma espécie de embrião da Sul-Americana. O Inter, por sua vez, jamais teve a chance de disputar o que lhe falta, pois não é campeão brasileiro desde 1979 e só faturou a Copa do Brasil uma vez, em 1992, quando a Supercopa não estava mais em jogo.
Todos os outros chamados grandes do futebol brasileiro possuem gaps em sua lista de troféus. Veja abaixo o que falta para cada um completar o álbum de títulos:
- Atlético-MG – não tem Mundial, Sul-Americana e Supercopa do Brasil
- Botafogo – não tem Copa do Brasil, Libertadores, Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil
- Corinthians – não tem Sul-Americana e Recopa
- Cruzeiro – não tem Mundial, Sul-Americana e Supercopa do Brasil
- Flamengo – não tem Sul-Americana
- Fluminense – não tem Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil
- Grêmio – não tem Sul-Americana e Supercopa do Brasil
- Internacional – não tem Supercopa do Brasil
- Palmeiras – não tem Mundial e Sul-Americana
- Santos – não tem Sul-Americana e Supercopa do Brasil
- Vasco – não tem Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil
E na Europa?
Se não é fácil ganhar tudo que se pode no Brasil, também é difícil atingir o feito no futebol europeu, em que apenas oito sabem o que é ser campeão de tudo.
A lista tem Ajax, Bayern de Munique, Chelsea, Liverpool, Juventus, Manchester United, Porto e Real Madrid. E isso sem levar em conta a Conference League, torneio criado pela Uefa em 2021 e que nenhum desses teve a chance de disputar ainda – e certamente nem querem.
Dessa maneira, equipes tradicionais e multicampeãs ainda não ganharam todos os títulos possíveis. É o caso, por exemplo, do Barcelona, que jamais levantou a Europa League, nem no atual formato e nem na antiga nomenclatura de Copa da Uefa.
Quem também não possui a Liga Europa é o Milan, que, eliminado na fase de grupos da Champions League, terá a chance de ganhar o troféu que falta em sua galeria na atual temporada. A equipe rossonera encara o Rennes nos playoffs marcados para começar em 15 de fevereiro.
Ainda na Itália, também falta uma taça para a Inter de Milão sagrar-se campeã de tudo. A equipe nerazzurri jamais ergueu a Supercopa da Uefa, competição que disputou apenas uma vez, em 2010, e acabou vice para o Atlético de Madrid.
Outra equipe que está a um troféu de ganhar tudo é o Manchester City. Atual vencedor da Liga dos Campeões, da Supercopa da Uefa e do Mundial de Clubes, todos inéditos, o time de Pep Guardiola não tem a Europa League, que não disputa desde a temporada 2011/12.
Todo esse comparativo mostra que a Supercopa do Brasil, de fato, é importante para o São Paulo e também pode representar um marco no futebol brasileiro. O Tricolor, portanto, tem bons motivos para levar a sério a decisão contra o Palmeiras.
ESPN