São Paulo tem semana livre para recuperar lesionados e colocar ideias de Carpini em prática

91

Técnico ainda não tinha tido uma semana livre desde quando chegou ao Tricolor

O início de temporada do São Paulo foi agitado: quebra de um tabu de quase 10 anos e título da Supercopa do Brasil. A dura sequência de jogos, porém, custou caro. Na reta final de fevereiro, o Tricolor terá a primeira semana livre de 2024 para o técnico Thiago Carpini ter tempo de colocar seu trabalho em prática e recuperar jogadores lesionados.

Antes do empate por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, pela nona rodada do Campeonato Paulista, o São Paulo divulgou a lista de desfalques com sete atletas: Rodrigo Nestor (cirurgia no joelho esquerdo), Igor Vinícius (edema na coxa direita), Rafinha (lesão no tendão semitendíneo da perna esquerda), Lucas (lesão na região posterior da coxa esquerda), Wellington Rato (lesão no músculo reto femoral da coxa esquerda), Rodriguinho (entorse no tornozelo direito) e Moreira (lesão no músculo reto femoral da coxa direita).

Além deles, o São Paulo ainda teve de lidar, durante a semana passada, com dois problemas: o meia Michel Araújo, com uma amigdalite, chegou a ficar internado; e o atacante Erick, por causa de uma pancada no joelho, não treinou entre as partidas contra Santos e Bragantino. Thiago Carpini revelou os dois casos depois do empate do último sábado.

Agora, o São Paulo só entra em campo novamente no próximo domingo, para enfrentar o Guarani, às 18h (de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa. A última vez que Carpini teve tanto tempo para treinar foi antes do início do Campeonato Paulista, no período em que ainda não havia estreado.

Publicidade

O técnico espera utilizar os próximos dias para duas coisas: colocar ainda mais suas ideias em prática no dia a dia dos jogadores e recuperar quem não está 100% fisicamente. Carpini disse, depois do empate com o Bragantino, que seus titulares estão desgastados pela sequência de partidas da temporada. O São Paulo já jogou nove vezes em 2024.

Por causa da dificuldade do Grupo D do Campeonato Paulista, o São Paulo, que tem 14 pontos e um jogo a menos, mas vê Novorizontino e São Bernardo em sua cola, poupou titulares apenas em duas partidas. Os principais jogadores do Tricolor, portanto, estiveram em campo na maioria dos compromissos da temporada.

A expectativa do técnico Thiago Carpini é de que possa contar, pelo menos, com Igor Vinicius e Lucas na partida contra o Guarani. Os dois jogadores estão em estágios mais avançados em suas recuperações e podem reforçar o São Paulo.

Enquanto isso, em campo, o treinador tricolor tentará fazer ajustes técnicos e táticos do que entende ser o ideal para o seu time. Um dos problemas a serem resolvidos é o setor de criação. O São Paulo, para ter mais jogadores pressionando a área adversária, passou a jogar com quatro atacantes.

Ao mesmo tempo, o Tricolor viu seu setor de criação ficar sobrecarregado. Pablo Maia e Alisson, os únicos meio-campistas que atuaram como titulares contra o Bragantino, não conseguiram fazer tudo: marcar, ligar e criar.

Globo Esporte