O São Paulo se tornou um rival indigesto para o Palmeiras nos últimos anos, em que as duas equipes se acostumaram a protagonizar finais e duelar em mata-matas. Neste domingo, valendo o título da Supercopa do Brasil, o clássico não será diferente.
Embora haja uma certa superioridade do São Paulo nos confrontos eliminatórios com o Palmeiras, o último clássico entre Tricolor e Verdão ficou marcado pela goleada palmeirense por 5 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque.
Nos últimos quatro anos, São Paulo e Palmeiras decidiram seis mata-matas:
Campeonato Paulista 2019 (semifinal)
São Paulo 0 x 0 Palmeiras
Palmeiras 0 (4) x (5) 0 São Paulo
Campeonato Paulista 2021 (final)
Palmeiras 0 x 0 São Paulo
São Paulo 2 x 0 Palmeiras
Libertadores 2021 (quartas de final)
São Paulo 1 x 1 Palmeiras
Palmeiras 3 x 0 São Paulo
Campeonato Paulista 2022 (final)
São Paulo 3 x 1 Palmeiras
Palmeiras 4 x 0 São Paulo
Copa do Brasil 2022 (oitavas de final)
São Paulo 1 x 0 Palmeiras
Palmeiras 2 (3) x (4) 1 São Paulo
Copa do Brasil 2023 (quartas de final)
São Paulo 1 x 0 Palmeiras
Palmeiras 1 x 2 São Paulo
Desses seis clássicos eliminatórios dos últimos anos, o São Paulo levou a melhor em quatro deles (Campeonato Paulista de 2019, Campeonato Paulista de 2021, além das Copas do Brasil de 2022 e 2023), o que mostra a superioridade tricolor neste tipo de duelo.
“Acho que eles não gostam de jogar contra nós. Sabemos que são um time muito bem entrosado, com um grande treinador, grandes jogadores, que já vêm jogando há muito tempo juntos. Vai ser um bom jogo. Qualquer um dos dois pode levar a taça. Eles têm um pouco mais de vantagem porque se conhecem há mais tempo e são um melhor time. Eles vão precisar ganhar de nós, tomara que a gente faça o melhor para levar essa taça para o Morumbi, porque para nós esse título é muito importante”, disse Calleri ao ser questionado sobre a Supercopa do Brasil.
O Palmeiras, por sua vez, só teve final feliz na Libertadores de 2021 e no Campeonato Paulista de 2022, mas, no último Choque-Rei, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, conseguiu se vingar goleando o São Paulo, ainda em ritmo de festa pelo título da Copa do Brasil, por 5 a 0 dentro do Allianz Parque.
Neste domingo, o cenário será diferente. A bola vai rolar no Mineirão, em Belo Horizonte. Campo neutro, a mais de 580 km da capital paulista. São Paulo e Palmeiras chegam para esse jogo embalados, ainda invictos neste início de temporada. Resta saber quem vai levar a melhor em mais um Choque-Rei decisivo.
Gazeta Esportiva