Como São Paulo se saiu com técnicos estrangeiros na Libertadores?

290

Novo técnico do São Paulo, Luis Zubeldía estreará no clube na noite desta quinta-feira (25), às 21h (de Brasília), pela fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. A partida contra o Barcelona-EQU, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, coloca o argentino como parte de uma tradição: a de estrangeiros que dirigiram o Tricolor no maior torneio de clubes da América.

Em sua gloriosa história na competição, o clube do Morumbis teve três técnicos não brasileiros em quadro edições diferentes. E os resultados costumam a ser positivos, com ao menos a classificação às quartas de final em 75% das ocasiões.

O lendário José Poy, ex-goleiro e terceiro técnico com mais partidas pelo São Paulo na história, foi o primeiro estrangeiro a comandar o clube na Libertadores – em duas oportunidades diferentes.

Na primeira, em 1974, Poy levou o time até a final, mas a equipe paulista acabou derrotada pelo Independiente, da Argentina. Já a segunda campanha, em 1982, não foi tão boa, com eliminação na fase de grupos. Ao todo, foram 19 partidas, com dez vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Publicidade

Após um intervalo de mais de 30 anos, em 2016, foi a vez de Edgardo Bauza treinar o Tricolor em uma Copa Libertadores. Apesar de um aproveitamento baixo, de apenas 45,24%, Patón montou uma equipe “copeira”, que tinha o atacante Calleri como uma das estrelas. Mesmo com um elenco cheio de carências, o São Paulo foi até a semifinal, quando caiu para o futuro campeão Atlético Nacional, da Colômbia.

Já em 2021, sob a batuta de Hernán Crespo, que havia quebrado a seca de nove anos sem títulos com a conquista do Paulistão, o São Paulo parou nas quartas de final. Após eliminar o Racing, da Argentina, nas oitavas, o Tricolor encarou o rival Palmeiras na fase seguinte e caiu novamente para o futuro campeão.

Agora, cabe a Zubeldía reerguer o tricampeão da América ao posto que tanto deseja. Após estrear com derrota para o Talleres e conseguir uma difícil vitória contra o Cobresal, no Morumbis, o São Paulo está na segunda colocação do grupo B, com três pontos. A equipe irá fazer um duelo direto contra o Barcelona pela posição logo no primeiro jogo do novo comandante.

ESPN