Lesão de Rafinha, do São Paulo, é a mesma que ‘ameaçou’ Copa do Mundo de Filipe Luís

96

Neste sábado (6) o São Paulo confirmou as lesões de Rafinha, Lucas Moura e Wellington Rato, substituídos ainda no primeiro tempo na derrota por 2 a 1 para o Talleres, na Argentina, pela estreia na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. E no caso do lateral direito, foi constatada uma fratura na fíbula de sua perna esquerda.

O departamento médico do Tricolor ainda não divulgou a previsão de retorno do defensor e dos demais jogadores, mas no caso de Rafinha a lesão requer um período não tão curto assim de recuperação, que pode passar de um mês. E no passado recente, um velho conhecido do camisa 13 sofreu do mesmo problema: Filipe Luís, ex-companheiro do Flamengo e atual técnico do sub-17 da equipe carioca.

Em 2018, quando estava no Atlético de Madrid, Filipe sofreu a mesma lesão, durante partida contra o Lokomotiv Moscou, pela Europa League. O defensor fraturou a fíbula da perna esquerda a poucos meses da Copa do Mundo da Rússia, aonde era um forte candidato para estar na lista de convocados pelo técnico Tite para a seleção brasileira.

À época, foi estimado um período de recuperação de dois a quatro meses, que se de fato cumpridos comprometeriam a presença do jogador, com 32 anos naquele momento, de disputar o Mundial.

Publicidade

Porém, Filipe Luís teve uma recuperação em tempo recorde e, 45 dias após a lesão, voltou a ser relacionado para uma partida do Atleti. Naquele momento, faltavam apenas 12 dias para a convocação final de Tite para a disputa, apresentada em 14 de maio daquele ano.

O lateral esquerdo foi convocado para ser o reserva de Marcelo na Rússia e levou a melhor sobre outros concorrentes, como Alex Sandro.

Em 2010, Filipe já havia sofrido um “trauma”, quando às vésperas da Copa da África do Sul sofreu uma fratura exposta no tornozelo direito e ficou três meses e meio fora de combate.

Em relação às demais lesões, o São Paulo informou que Lucas Moura teve diagnosticada uma lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda, enquanto Wellington Rato teve uma sindesmose no tornozelo esquerdo. O clube ainda divulgou que os três atletas seguem sendo avaliados diariamente pelo departamento médico.

ESPN