Defesa do título: São Paulo esfria crise antes de estreia e inicia busca pelo bi na Copa do Brasil

67

Tricolor enfrenta o Águia de Marabá nesta quinta, em Belém, com o terceiro técnico diferente desde a conquista do torneio no ano passado

O São Paulo defenderá, pela primeira vez, um título de Copa do Brasil a partir desta quinta, às 19h30, quando entra em campo no Mangueirão, em Belém, para enfrentar o Águia de Marabá. Campeão do torneio em setembro de 2023, o clube enfrentou turbulências nesse período e chega ao Pará com uma crise controlada.

O argentino Luis Zubeldía comandará o time pela terceira partida, contratado há quase duas semanas. Com ele, o São Paulo venceu o Barcelona, pela Conmebol Libertadores, e empatou com o Palmeiras no Brasileirão.

Ele é o terceiro treinador da equipe desde setembro, quando o Tricolor bateu o Flamengo na final e venceu a Copa do Brasil pela primeira vez – e tinha Dorival Júnior no banco.

Dorival, porém, deixou o São Paulo antes do início do Paulista quando foi chamado pela CBF para dirigir a Seleção.

Publicidade

Sem o técnico veterano, a diretoria apostou num jovem profissional de sucesso recente.

Thiago Carpini, que levou o Água Santa à final do Paulistão e o Juventude de volta à Série A em 2023, durou pouco no Morumbis.

Eliminado nas quartas do estadual e com início ruim na Libertadores e no Brasileiro, Carpini foi demitido depois de 18 jogos no time – a conquista da Supercopa Rei e vitória sobre o Corinthians em Itaquera, o primeiro do São Paulo na casa do rival, não foram suficientes para mantê-lo no cargo.

Zubeldía chegou ao CT da Barra Funda num momento semelhante ao da contratação de Dorival, ano passado.

Assim como nessa temporada, o São Paulo também caiu nas quartas do Paulista em 2023 e iniciou o Brasileiro com derrota. Rogério Ceni caiu.

Dorival estreou com vitória sobre o América-MG, no Brasileiro, e em seguida comandou o time na classificação para as oitavas da Copa do Brasil contra o Ituano.

A campanha depois teve uma virada sobre o Sport, classificações contra Palmeiras e Corinthians e a vitória sobre o Flamengo na decisão – o que rendeu também a classificação para a Libertadores depois de três anos sem disputar a competição.

Em Belém, Zubeldía vai poupar titulares no jogo de ida. Em meio a uma maratona com jogos a cada três dias, há o temor de que novas lesões possam causar mais desfalques a um time que perdeu Lucas, Rafinha, Wellington Rato, Pablo Maia e Welington recentemente.

Globo Esporte