Esquerda, meio ou direita? Camisa 7 já atuou nos três setores do meio de campo nesta temporada, mas tem jogado mais pelo lado direito
Sem nenhum desfalque no ataque, o técnico Luis Zubeldía vive o mundo ideal do São Paulo pela primeira vez nesta temporada. Com ele, porém, veio uma dúvida: onde escalar Lucas no clássico do próximo domingo contra o Corinthians, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena?
Ídolo da torcida e um dos melhores jogadores do elenco, o atacante já atuou em três setores diferentes nesta temporada: pela direita, pelo meio e pela esquerda. Seus melhores momentos foram quando esteve centralizado, mas, para isso, algo precisaria mudar na atual formação titular do São Paulo.
Na última quinta-feira, no empate sem gols com o Inter, o Tricolor entrou em campo com o setor mais ofensivo do meio de campo formado por Lucas (pela direita), Luciano (pelo meio) e Nestor (pela esquerda). Calleri, à frente, era o centroavante.
A ideia do técnico Luis Zubeldía, com essa formação, é que Luciano se torne uma espécie de segundo atacante, como mais se destacou nesta temporada justamente sob o comando do treinador argentino. Para isso, Lucas precisa jogar aberto por um dos lados. Mas não tem dado certo.
A constatação se deu principalmente contra o Internacional, mas isso já havia acontecido outras vezes nesta temporada. Lucas precisou ocupar um espaço em que não participa tanto do jogo e produz menos ofensivamente para o São Paulo.
O Tricolor teve dificuldades para criar jogadas com Lucas pela direita. Só quando o atacante atuou pelo meio, depois das entradas de Erick e Ferreira, que o São Paulo melhorou, teve um gol anulado e criou outras boas oportunidades.
Para Lucas jogar por ali, porém, Zubeldía vai precisar mexer no time titular. O técnico já deu sinais de que não pensa em Luciano aberto pela direita. A solução, neste caso, seria sacar o camisa 10 para colocar Erick ou Wellington Rato no setor.
Outra possibilidade seria Lucas ser deslocado para a esquerda, onde também já atuou nesta temporada. Para isso, porém, Nestor precisaria perder a vaga. O meio-campista tem sido, desde a chegada de Zubeldía, um dos pilares do Tricolor.
Para o clássico contra o Corinthians, no domingo, na Neo Química Arena, o treinador do São Paulo terá todos os seus jogadores de ataque à disposição. Depois do empate em 0 a 0 com o Internacional, Zubeldía não deu pistas de como pretende escalar o Tricolor.
– Se Lucas vai jogar pela direita, centro ou esquerda, creio que em qualquer setor, pode fazer bem, mas vou definir no sábado – disse o treinador.
Nesta temporada, Luciano já entrou em campo 28 vezes e fez nove gols. É um dos artilheiros do São Paulo em 2024. Lucas, que precisou lidar com lesões musculares, jogou 13 vezes e fez cinco gols.
Globo Esporte