Sem clube, o técnico Vanderlei Luxemburgo postou um vídeo um tanto quanto inusitado em suas redes sociais nesta quarta-feira. Luxa deu dicas a Luis Zubeldía e explicou como o argentino deveria utilizar o meia James Rodríguez no São Paulo.
Luxemburgo disse que James deve jogar com liberdade, atrás dos atacantes, sem a necessidade de ajudar a marcar o adversário. Ele ainda lamentou o fato do colombiano não ter engrenado com a camisa tricolor e pediu a Zubeldía que trate o meio-campista “como craque” que ele é.
“Vou falar de um assunto que está me incomodando há um tempo. O James Rodríguez, desde que ele chegou ao São Paulo, é um craque. Me lembra muito o Alex. Estão querendo que ele faça aquilo que não consegue fazer, que é marcar, ocupar espaço. Ele é talentoso. É para jogar atrás do atacante, como um segundo atacante. Deixando os outros de cara para o gol e fazendo gols. Tem que arranjar essa posição para ele ficar livre, não pode queimar esse talento”, disse Luxa, em vídeo publicado no seu Instagram.
“É tão difícil achar um jogador talentoso como ele no futebol mundial, e aí vem porrada de tudo quanto é lado porque ele não marca, não corre, não compõe. Ele é craque. Craque resolve o jogo. É uma pena ele ainda não ter se firmado no São Paulo e ter mostrado o talento que ele mostra na seleção da Colômbia. Trate o craque como craque”, finalizou.
Atualmente, o jogador não está à disposição de Zubeldía. Ele defende a seleção da Colômbia na Copa América e pode não vestir mais a camisa do clube tricolor.
O São Paulo aguarda o término do torneio continental para definir o futuro do jogador. A diretoria espera que James se valorize e atraia propostas do exterior para vender o atleta na metade do ano. Ele está na mira do Celta de Vigo, da Espanha, mas o presidente Julio Casares garante que o clube não recebeu nenhuma oferta até o momento.
James Rodríguez disputou 22 partidas pelo São Paulo, marcando dois gols e distribuindo quatro assistências desde a chegada ao Morumbis, há onze meses. Embora o jogador não tenha rendido como o esperado, a diretoria crê que sua contratação foi importante nos bastidores para mostrar a Lucas Moura a força do projeto e convencê-lo a retornar ao clube.
O colombiano de 32 anos chegou ao Tricolor sem custos de transferência e firmou contrato válido até junho de 2025.
Já Vanderlei Luxemburgo está desempregado há quase um ano. O seu último trabalho foi à frente do Corinthians, no ano passado. Ele foi demitido do Timão em setembro.
Gazeta Esportiva