São Paulo decidirá todos os jogos do mata-mata da Libertadores no Morumbis se Botafogo avançar às quartas

267

O São Paulo conheceu seu adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores 2024. O rival do Tricolor será o Nacional, do Uruguai – velho conhecido do time são-paulino. O sorteio foi realizado nesta segunda-feira, na sede da Conmebol, em Luque (Paraguai).

No entanto, o que mais chamou a atenção da torcida são-paulina não foi o adversário, e sim o chaveamento do São Paulo. O Tricolor está na mesma chave de Palmeiras, Botafogo e Flamengo. Assim, caso avance para as quartas de final, o São Paulo terá pela frente o vencedor do confronto entre Verdão e Fogão.

O São Paulo assegurou a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores como líder do Grupo B. O Tricolor terminou a primeira fase com 13 pontos, mesma pontuação do Talleres-ARG, mas conseguiu assumir o topo da chave devido aos critérios de desempate. Com isso, garantiu a vantagem de decidir em casa nas oitavas de final.

Jogar em casa tem sido um dos trunfos tricolores nesta temporada. E para que isso aconteça nos jogos de volta do mata-mata da Libertadores, o São Paulo precisará torcer por uma classificação do Botafogo às quartas de final e por uma consequente eliminação do Palmeiras.

Publicidade

Em caso de classificação do Glorioso, o Tricolor poderia decidir todas as partidas (com exceção da final) no Morumbis. Isso porque o time são-paulino possuiria a melhor campanha geral entre todos os times que estão de seu lado do chaveamento (Botafogo, Bolívar-BOL, Flamengo, Huachipato-CHI ou Grêmio e Peñarol-URU).

Com 13 pontos conquistados na fase de grupos, o São Paulo teve a quinta melhor campanha geral desta edição da competição continental. Com exceção do Palmeiras, todas as equipes que estão do lado direito da chave tiveram campanhas inferiores a do Tricolor. O único que terminou com a mesma pontuação do time do Morumbi foi o Bolívar, que ficou em sexto na tabela geral devido aos critérios de desempate.

Assim, o São Paulo precisará esperar por uma eliminação do rival Palmeiras nas oitavas de final para que possa decidir todas as partidas de mata-mata em seu estádio. Basicamente, dessa forma, os torcedores tricolores unirão o útil ao agradável e terão mais de um motivo para torcer contra o Alviverde.

A fase de oitavas de final está prevista para acontecer nas semanas de 13 e 20 de agosto. Já as quartas de final estão marcadas para as semanas de 18 e 25 de setembro, enquanto as semifinais estão previstas para as semanas de 23 e 30 de outubro. A grande final será realizada no dia 30 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Somente nesta temporada, o São Paulo já disputou 15 partidas dentro de seus domínios – e não decepcionou. Foram oito vitórias, cinco empates (contando o empate no tempo normal na eliminação para o Novorizontino, nas quartas de final do Paulistão) e apenas duas derrotas. A torcida tricolor tem empurrado a equipe e está lotando o estádio em todos os jogos.
Adversário já conhecido

Essa não é a primeira vez que São Paulo e Nacional-URU se enfrentam nas oitavas de final do torneio continental. A primeira ocasião aconteceu em 1992 – ano em que o São Paulo conquistou seu primeiro título de Libertadores. Naquele ano, o time da capital paulista venceu o rival uruguaio por 3 a 0 no placar agregado. Elivélton marcou na ida no Uruguai, enquanto Ronaldão e Antônio Carlos balançaram as redes na volta em São Paulo.

A segunda delas, por sua vez, ocorreu no ano de 2008. No período, os dois times empataram sem gols no duelo de ida em Montevidéu, enquanto o Tricolor venceu a partida de volta, por 2 a 0, graças a gols de Adriano e Dagoberto no Morumbis.

O São Paulo vai em busca do seu quarto troféu da Libertadores para se tornar o time brasileiro com mais títulos da competição continental. A última vez que o Tricolor paulista conquistou a tão cobiçada taça foi em 2005, quando venceu o Athletico-PR na decisão e tornou-se tricampeão do torneio.

Gazeta Esportiva