Alan Franco se tornou uma espécie de amuleto da sorte para o São Paulo. Com o zagueiro argentino em campo, o Tricolor não é derrotado há quase nove meses, ostentando uma longa invencibilidade.
Em 18 partidas com Alan Franco em campo, o São Paulo somou dez vitórias e oito empates. O último revés do Tricolor com o zagueiro aconteceu em 20 de setembro de 2023, quando foi superado pelo Fortaleza, por 2 a 1, em pleno Morumbis.
É verdade que Alan Franco jamais conseguiu se firmar como titular até a chegada de Luis Zubeldía. Com Dorival Júnior e, posteriormente, Thiago Carpini, o argentino não passava de opção no banco de reservas, ganhando oportunidades no decorrer dos confrontos ou em jogos com um apelo menor.
Somente com Rogério Ceni, que aprovou sua contratação, ele teve uma sequência razoável, no início de 2023, mas também não conseguiu se manter entre as primeiras escolhas.
Agora, porém, Alan Franco parece despontar como um dos homens de confiança de Luis Zubeldía, se destacando não só pelo poder de marcação, mas também por sua qualidade com a bola nos pés, agregando na saída de jogo desde a defesa, algo inegociável para o treinador argentino.
O São Paulo volta a entrar em campo somente no dia 13 de junho, contra o Internacional, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, provavelmente com Alan Franco entre os titulares mais uma vez.
Gazeta Esportiva