Entenda como Nestor ajudou o São Paulo a superar o Flamengo e contratar Marcos Antônio

334

Autor do gol do título na Copa do Brasil é amigo do novo reforço tricolor, também procurado pelos cariocas, e foi ouvido pela diretoria durante negociação

Rodrigo Nestor ajudou o São Paulo a derrubar o Flamengo pela segunda vez em menos de um ano. Depois de marcar o gol que deu o título da Copa do Brasil aos paulistas em final contra os cariocas, em setembro de 2023, teve papel importante também na contratação do volante Marcos Antônio, que era desejado pelos rubro-negros, e foi anunciado pelos tricolores na terça-feira.

Nestor e Marcos Antônio se tornaram amigos enquanto defendiam as seleções brasileiras de base. Em 2017, foram campeões sul-americanos no Chile, num torneio em que dividiram quarto.

A diretoria procurou Nestor enquanto negociava com o volante, que foi emprestado pela Lazio, da Itália. O meia fez muitos elogios ao colega e deu boas referências aos cartolas.

Publicidade

Marcos Antônio foi anunciado pelo São Paulo na última terça-feira, quando treinou pela primeira vez com o elenco.

– Conversei com os jogadores, bati um papo. Poder ver novamente o Nestor, um menino com quem joguei junto. Estivemos na Seleção sub-17, era meu parceiro, muito bom reencontrá-lo e vestir a mesma camisa – disse o jogador à SPFC Play.

O São Paulo pagará 150 mil euros (cerca de R$ 906 mil) à Lazio pelo empréstimo. O contrato tem uma cláusula que obriga o clube a comprar os direitos do volante caso ele jogue em 50% das partidas, com pelo menos 45 minutos em cada.

Se essa condição se concretizar, o São Paulo precisará pagar 4,2 milhões de euros (cerca de R$ 25,3 milhões) aos italianos – valor a ser parcelado em três temporadas.

Marcos Antônio estava emprestado ao PAOK, da Grécia. O jogador chega para substituir Alisson, que fraturou o tornozelo direito na última quarta-feira e precisou passar por cirurgia.

Como joga

Em recente entrevista ao ge, o treinador do time sub-20 do Atlético-MG, Guilherme Dalla Déa, que treinou Marcos Antônio (como técnico e auxiliar, respectivamente) em títulos sul-americano pelas seleções sub-15 e 17, definiu como joga Marcos Antônio.

– O Bahia (como é conhecido Marcos Antônio) é um atleta muito dinâmico, que entendia muito da questão tática, de espaço. Ele sempre foi um 5 e um 8 no Athletico-PR. E se encaixou muito bem na ideia que o Amadeu tinha no Sul-Americano de 2017. Já estando no sub-17, ele foi muito bem.

– Bahia sempre foi um jogador box-to-box (de área a área), andava muito para frente, com a perna rápida demais, apesar de ele não ter aquele biótipo tão avantajado. Mas ele supria através da dedicação e da característica de se entregar muito para a equipe. Jogador muito técnico e muito inteligente para o espaço. Ele é um controlador do jogo, acelera e dá timing para o jogo. Isso nos chamava muita atenção na seleção brasileira – disse Guilherme.

E é justamente para esta posição que o São Paulo busca um reforço. O Tricolor entende que Marcos Antônio tem características parecidas com a de Alisson, que só deve voltar a jogar na próxima temporada.

Globo Esporte