O meia James Rodríguez é um dos grandes destaques da Copa América, ajudando a conduzir a Colômbia à grande final contra a Argentina, neste domingo (14), com um gol e incríveis seis assistêncisa no torneio até agora.
Seu excelente desempenho contrasta muito com o que o craque apresenta no São Paulo, seu clube, no qual nunca conseguiu se firmar desde que foi contratado, há cerca de um ano.
Para o ex-zagueiro Diego Lugano, isso ocorre porque James nunca conseguiu de fato se adaptar ao futebol brasileiro e ao “mundo São Paulo”.
Em entrevista à ESPN após participar do Jogo das Estrelas da Conmebol, em Miami, o ídolo tricolor salientou que o colombiano “se sente desconfortável” na equipe paulista, ao contrário do que acontece na Colômbia, que é um lugar em que está “emocionalmente envolvido”.
“O jogador, quando se sente bem em um lugar, emocionalmente envolvido, quando é importante, ele consegue render muito mais. Obviamente, o James nunca se achou emocionalmente no São Paulo, não se adaptou ao que é o futebol brasileiro e o São Paulo”, apontou.
“Ele não se sente confortável (no São Paulo), evidentemente. E, na Colômbia, é peça fundamental, éo capitão, o povo gosta dele. E isso faz com que ele jogue seu melhor futebol”, seguiu..
“O futebol não é matemática e os jogadores são seres humanos. Onde ele se sente melhor, ele rende melhor”, argumentou.
Questionado se acha que o técnico Luis Zubeldía pode “recuperar” James Rodríguez depois da ótima Copa América, Lugano opinou que isso será “difícil”.
O uruguaio ressaltou que o meia “não consegue se envolver emocionamente” com o Tricolor, e que o esforço dependeria mais dele do que do clube.
“O James já está há um ano no São Paulo e não conseguiu se envolver emocionalmente, mais que esportivamente. Isso é o mais difícil”, indicou.
“Vai depender do James, do que ele quiser… Se ele quer voltar ao São Paulo ou aproveitar a Copa América para ir para outro canto”, complementou.
James Rodríguez tem contrato com o São Paulo até o meio de 2025. Ele já esteve perto de rescindir em diversas ocasiões, mas acabou permanecendo no Morumbis.
Com a camisa tricolor, ele soma dois gols e quatro assistências em 22 jogos.
ESPN