Novo Beraldo? Como o São Paulo lapida “xerife” da zaga de 16 anos

18

Defensor atualmente no PSG, da França, é visto como exemplo interno na formação de novos atletas; Igão, já relacionado pelos profissionais, é tido como joia da vez

O São Paulo acredita ter, em suas categorias de base, mais um zagueiro para se tornar destaque nos próximos anos. Trata-se do garoto Igão, de apenas 16 anos, mas que já vem trabalhando com o elenco profissional por ter chamado a atenção do técnico Luis Zubeldía durante treinamentos das categorias de base.

Entre os jogadores bem mais velhos e experientes que ele, Igão continua se destacando. Inicialmente, o garoto ficaria por pouco tempo no CT da Barra Funda, mas já foi relacionado para quatro partidas do São Paulo (contra Vasco, Criciúma, Bahia e Athletico) e não joga pelo time sub-17 desde 15 de junho.

A tendência é de que as aparições de Igão nos jogos do Tricolor diminuam, porque o venezuelano Ferraresi voltou da Copa América e está à disposição do técnico Luis Zubeldía. Isso, porém, não muda o status do garoto internamente.

O São Paulo enxerga em Igão potencial parecido com o que via em Beraldo, campeão da Copa do Brasil pelo clube no ano passado e vendido ao PSG, da França. O defensor também foi revelado nas categorias de base do Tricolor e tratado com cuidado.

Publicidade

Igão, agora, tenta trilhar os mesmos passos de Beraldo. E é visto, também, como um “xerife” pelo São Paulo, pelo seu perfil de liderança. Destro, chegou ao clube aos nove anos. Em 2018, ganhou repercussão, nas redes sociais, um vídeo em que o garoto motivava os companheiros da equipe sub-11 do Tricolor.

Neste momento, Igão está com a seleção brasileira sub-17 para um período de treinamentos. Quando voltar, deve continuar sendo observado por Zubeldía. Há a possibilidade de o defensor não descer mais para as categorias de base e seguir no profissional para acelerar sua evolução física e adaptação ao estilo de jogo.

Enquanto isso, o São Paulo negocia uma possível venda de Diego Costa ao Krasnodar, da Rússia. Se o zagueiro for vendido, Igão deve ter ainda mais espaço para ser relacionado no Tricolor.

No ano passado, o garoto assinou seu primeiro contrato profissional com o São Paulo, de três anos.

Globo Esporte