Só ficou um! Por onde anda o quarteto de jogadores africanos da base do São Paulo

208

Iba Ly, que estava no profissional do Tricolor, foi emprestado nesta semana

No começo do ano passado, o São Paulo tinha em suas categorias de base quatro jogadores africanos. O clube passou a procurar alternativas por mercados pouco explorados em busca de novos talentos. Só um deles continua no clube hoje.

Na última quinta-feira, o São Paulo emprestou o senegalês Iba Ly para a Inter de Limeira – o acordo vale até o fim do Paulistão de 2025.

Assim, só o ganês King Faisal ainda veste a camisa tricolor, no sub-20. O atacante é reserva da equipe, mas tem sido utilizado com frequência. Essa é a última temporada dele nas categorias de base, já que fez 20 anos no começo de julho – o contrato dele vale até 12 de janeiro de 2025.

Em 2024, Faisal fez 25 partidas e marcou sete gols.

Publicidade

O nigeriano Azeez Balogum foi o pioneiro desse quarteto tricolor. Ele se apresentou em Cotia aos 18 anos, em 2021. Chegou por empréstimo após olheiros do São Paulo o recomendarem depois de um torneio na Nigéria.

Os direitos econômicos estavam fixados em US$ 100 mil (cerca de R$ 564 mil na cotação atual) num acordo com o Unique Football Academy. No começo deste ano, sem se destacar, foi liberado pelo São Paulo. Recentemente, teria ido à Grécia para tentar encontrar um novo clube.

O senegalês Clauvis Etienne foi contratado em março do ano passado também para o sub-20, e sua passagem por Cotia durou ainda menos. Em fevereiro, teve a rescisão publicada no BID da CBF.

Recentemente, publicou uma foto no CT do Brasilis, equipe do ex-zagueiro Oscar, por onde passou antes de se transferir para o São Paulo.

Foi o mesmo caminho feito por Iba Ly, outro jogador de Senegal. Sem idade para permanecer no sub-20, passou a treinar com o time profissional neste ano e teve o contrato estendido até o fim de 2027.

Ele chegou a ficar no banco nos jogos contra Guarani, no Paulista, e Águia de Marabá, pela Copa do Brasil, mas não entrou.

O meio-campista foi apresentado na quinta pela equipe de Limeira, que disputa a Série D do Brasileiro e joga na elite estadual. A intenção é que ele tenha oportunidade de jogar e ganhe experiência para ser avaliado pelo São Paulo.

A transferência de Iba Ly para a o time do interior fez com que Azeez publicasse uma mensagem de apoio ao colega nas redes sociais.

– Parabéns, irmão. Deus te abençoe sempre, nos faça orgulhosos – escreveu o nigeriano ao reproduzir um post da Inter de Limeira sobre o novo reforço.

Globo Esporte