Monitores das áreas comuns do centro de treinamento da Barra Funda agora são utilizadas pela comissão técnica para passar informações para os jogadores
Uma novela argentina, um programa de esportes, um noticiário da capital paulista, a previsão do tempo para a semana… Tudo isso poderia passar aos ventos nas diversas televisões das áreas comuns do CT da Barra Funda, sem que ninguém prestasse atenção. A comissão técnica de Luis Zubeldía, porém, decidiu mudar um pouco da rotina no São Paulo e aproveitar a tecnologia para orientar os jogadores além dos treinos.
Desde a chegada ao Tricolor, o treinador argentino e seus auxiliares utilizam as televisões do centro de treinamento para informar o que será feito no treino seguinte, o que cada grupo de jogador vai fazer na atividade, e para “colar” detalhes sobre os próximos adversários do São Paulo na memória dos atletas.
Antes de Zubeldía, os televisores das áreas comuns utilizadas pelos jogadores no CT da Barra Funda (no Reffis Plus e na academia, por exemplo) ficavam ligados em canais aleatórios, principalmente com programas esportivos sendo exibidos. A verdade, porém, é que pouco era assistido daquilo que estava passando nas telas.
A comissão técnica atual, então, decidiu inovar. Nas vésperas das partidas, os jogadores podem assistir, nessas televisões, aos vídeos que são também passados a eles nas preleções, com informações sobre bolas paradas, características do próximo adversário, pontos fortes, pontos fracos. A intenção é aumentar o contato do elenco com esse material para ajudar na memorização.
Zubeldía também utiliza as televisões do CT do São Paulo para mostrar jogadas ensaiadas, não necessariamente as que são treinadas no dia a dia. A comissão técnica, esporadicamente, seleciona lances que considera interessantes para que os atletas assistam. Depois, podem reproduzir em treinos e jogos.
E tem dado resultado. Depois de uma breve oscilação, o São Paulo engatou quatro vitórias seguidas. Desde a chegada ao Tricolor, são 16 partidas (10 vitórias, quatro empates e só duas derrotas).
Globo Esporte