O São Paulo ficou na bronca com a arbitragem após o técnico Luis Zubeldía receber seu 15° cartão desde que chegou ao clube do Morumbi. O fato aconteceu no último domingo (12), na vitória por 1 a 0 contra o Atlético-GO. Com a punição recebida, o treinador está suspenso para o clássico contra o Palmeiras, no dia 18.
De acordo com a súmula preenchida pelo árbitro Davi de Oliveira Lacerda, do Espírito Santo, o amarelo aplicado a Zubeldía aos 42 minutos do primeiro aconteceu pelo fato do técnico “reclamar contra as decisões da arbitragem”. O ocorrido revoltou a direção do clube paulista, que se posicionou após o confronto.
Carlos Belmonte, diretor do São Paulo, falou na zona mista do Morumbis sobre o lance em que o comandante foi punido.
“A gente acha que alguns cartões, e já conversamos com Zubeldía, alguns cartões que ele recebeu foram justos, não há o que questionar. Mas não pode haver uma sistematização de cartões. O cartão de hoje, ao meu ver, é absolutamente injusto”, disse Belmonte.
“O quarto árbitro chama o árbitro, que atravessa o campo para dar um cartão porque o técnico passou 10 centímetros da área. Observando o jogo, e não é nenhuma crítica, o técnico do time adversário passou várias vezes da área e isso é normal, todos passam”.
“O que não pode ter é uma sistematização, virar algo que fica parecendo que é algo contra o Zubeldía sempre. Quando ele errar, ok, dá o cartão. Nós já conversamos, e repito, algumas vezes ele mereceu o cartão. Hoje ele não mereceu”, prosseguiu.
“E aí, nós estamos sem o nosso treinador num jogo importante contra o Palmeiras, jogo importante do Campeonato Brasileiro, onde a gente diminuiu a diferença com a derrota do Botafogo e o empate entre Flamengo e Palmeiras, então a presença e energia do nosso técnico para nós é fundamental. Então não é chororô, é apenas uma sistematização. Para que não pareça que é algo contra o Zubeldía, como em outro momento já pareceu que era algo contra outro técnico. Não pode. Se estiver errado, dá o cartão. Hoje não era o caso. Acho que foi um cartão desnecessário”, finalizou o diretor.
Por outro lado, Zubeldía, quando questionado sobre o fato, colocou um ponto final no tema. “Não vou dar mais atenção a essa situação. Está feito. Não quero falar mais sobre o tema”, declarou o comandante do Tricolor.
Com a advertência de hoje, Zubeldía chegou ao seu 15° cartão em 24 jogos à frente do Tricolor na temporada. São 13 amarelos e 2 vermelhos. Dessa maneira, o treinador ficará de fora do clássico contra o Palmeiras no próximo domingo (18), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque.
ESPN