Com negociações travadas, São Paulo tem até dia 9 para inscrever reforços na Libertadores

151

Tricolor busca jogadores para zaga, lateral e meio de campo; Marcos Antônio é o único contratado nesta janela, por enquanto

O São Paulo sonha com mais três reforços nesta janela, mas neste momento encara negociações travadas. Ainda que o período de registros de novos jogadores se estenda até o dia 2 de setembro, há um outro prazo importante e bem mais apertado: o dia 9 de agosto, o limite para inscrever jogadores para as oitavas de final da Conmebol Libertadores.

Por enquanto, o clube conseguiu contratar só o volante Marcos Antônio, que já está regularizado, mas que ainda não estreou – há boa chance de isso acontecer no sábado, contra o Flamengo, pelo Brasileirão.

Os objetivos da janela são reforçar a defesa, a lateral-esquerda e o meio de campo, mas a diretoria tem tido dificuldade em concretizar esses acordos.

A novela mais antiga é a de Thiago Mendes, volante de 32 anos com passagem pelo clube.

Publicidade

Jogador do Al-Rayyan, do Catar, com mais um ano de contrato, o atleta se acertou com o São Paulo e passou a se movimentar para deixar a equipe do Oriente Médio. Esperava-se que, com a vontade do jogador, fosse mais fácil convencer os cataris – mas não foi o que aconteceu.

Uma proposta tricolor já foi recusada, mas o clube ainda busca uma saída. Mendes continua buscando a liberação, com a ajuda do agente Paulo Pitombeira.

Outra opção para o meio de campo era o argentino Pol Fernández, do Boca Juniors, um pedido do técnico Luis Zubeldía. Ele tem contrato com a equipe de Buenos Aires só até dezembro, e já declarou que não irá renovar.

Parecia outro cenário tranquilo para negociar, mas o Boca não quer se desfazer do atleta.

– Tem contrato conosco até 31 de dezembro e vamos desfrutar até o último momento – afirmou nesta semana Chico Serna, dirigente do Boca.

Para a zaga, a intenção é preencher a vaga deixada por Diego Costa, vendido ao Krasnodar no mês passado.

O São Paulo esteve muito próximo de contratar o zagueiro Maurício Lemos, do Atlético-MG – que chegou a tirá-lo de jogos para que ele não batesse o limite de partidas no Brasileiro que o impediria de trocar de clube.

O negócio era dado como certo no São Paulo, que esperava o jogador resolver pendências com o Atlético-MG – seria um empréstimo de um ano. O acordo fracassou. Em Minas, a justificativa é de que Lemos não teria se acertado com os tricolores, que mantêm o argumento de que o zagueiro não conseguiu resolver os problemas que tinha com a equipe de Belo Horizonte.

A outra prioridade é encontrar um novo lateral-esquerdo. O clube sonhou com Alex Sandro, mas a vontade do jogador de achar um clube na Europa barra a negociação.

Nesse caso há uma agravante que torna a necessidade de contratar mais urgente: titular da posição, Welington já assinou um pré-contrato com o Southampton para se transferir em janeiro, mas há uma movimentação da equipe para que ele se mude já nessa janela. Uma primeira proposta foi negada pelo São Paulo, mas eles devem apresentar uma nova oferta.

Além de Welington, o elenco tem Patryck para a lateral esquerda. O jovem, apesar dos elogios que já ouviu de Zubeldía, tem poucos jogos pelo clube.

O regulamento da Libertadores prevê a troca de cinco jogadores da lista de inscritos para as oitavas de final até o dia 9 de agosto – é possível fazer uma inscrição provisória com o compromisso de regularizar esses atletas até o dia 12.

A relação do São Paulo, entregue em março, tem três jogadores que já deixaram o clube (Diego Costa, Iba Ly e Nikão), além de James Rodríguez, prestes a assinar uma rescisão, e Alisson e Pablo Maia, que se recuperam de lesões graves.

O São Paulo enfrenta o Nacional-URU pelas oitavas nos dias 15 e 22 de agosto, primeiro em Montevidéu e depois no Morumbis.

Globo Esportiva