Contra o Palmeiras, São Paulo pode alcançar maior sequência defensiva dos últimos quatro anos

121

O São Paulo tem uma parada durissíma pela frente no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Tricolor mede forças contra o Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pela 23ª rodada do torneio nacional.

O São Paulo atravessa um bom momento na temporada. A equipe não sabe o que é perder há cinco partidas, com três vitórias e dois empates, e segue viva nas três competições que disputa (Série A, Copa do Brasil e Libertadores).

Muito da grande fase vivida pelo Tricolor passa pela defesa segura montada pelo técnico Luis Zubeldía. Contratado em abril deste ano, o argentino chegou e reorganizou o sistema defensivo do time, dando espaço, principalmente, a Alan Franco.

Com Alan Franco e Arboleda formando a dupla de zaga, Welington pela esquerda, e Rafinha e Igor Vinícius dividindo a responsabilidade na lateral direita, o São Paulo pode alcançar a sua maior sequência sem sofrer gols dos últimos cinco anos.

Publicidade

Neste período de invencibilidade, o São Paulo não foi vazado em nenhuma das cinco partidas que disputou nos três torneios. Tal sequência começou na vitória de 2 a 0 sobre o Goiás, no Morumbis, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Em seguida, o Tricolor teve uma difícil missão: parar o Flamengo no Brasileirão. E conseguiu: triunfou por 1 a 0, em casa. Depois, empatou com o Goiás na volta da Copa do Brasil (0 a 0), superou o Atlético-GO na Série A (1 a 0) e teve nova igualdade com o Nacional-URU na ida das oitavas de final da Libertadores (0 a 0).

Assim, caso a defesa são-paulina mantenha o alto nível e consiga deixar o Allianz Parque sem sofrer gols, o São Paulo pode chegar ao sexto jogo sem ser vazado, o que seria sua melhor marca defensiva dos últimos cinco anos.

As melhores sequências defensivas do Tricolor nos últimos anos vieram neste 2024, também com Zubeldía, e ainda em 2021. Em ambas as ocasiões, a equipe também conseguiu passar um total de cinco jogos sem ser vazada.

Entre maio e junho deste ano, a defesa tricolor não sofreu gols na sequência contra Barcelona de Guayaquil (Libertadores), Águia de Marabá (Copa do Brasil), Talleres (Libertadores), Cruzeiro e Internacional (Série A).

Já em abril de 2021, sob o comando de Hernán Crespo, os defensores do São Paulo fizeram com que a equipe passasse ilesa contra Palmeiras, Santo André e Ituano no Paulistão, e contra Sporting Cristal-PER e Rentistas-URU na Libertadores.

O São Paulo conta com o bom momento defensivo para parar o ataque do Palmeiras e voltar ao G4 do Brasileirão. Neste momento, o time do Morumbi figura na quinta colocação, com 37 pontos – mesma pontuação do rival alviverde, que está em quarto pelos critérios de desempate.

Gazeta Esportiva