Último time a enfrentar Juan Izquierdo, o São Paulo ficou bastante mobilizado com a morte precoce do zagueiro uruguaio, confirmada nesta terça-feira (28).
O atleta sofreu um mal súbito no gramado do Morumbis na última semana, durante a partida de volta das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores. O atleta estava internado desde então, mas não resistiu.
Nesse meio tempo, alguns jogadores do São Paulo visitarem Izquierdo no hospital e foram até mesmo elogiados por Alejandro Balbi, presidente do Nacional-URU.
“Ontem quiseram ir ao hospital depois da partida. Estamos agradecidos com eles. Parecem parte do nosso elenco”, detalhou ele em entrevista ao programa Minuto1, da rádio Carve Deportiva.
Por toda essa comoção, existiram alguns boatos até mesmo que a partida contra o Atlético-MG, marcada para esta quarta-feira (28), pelas quartas de final da Copa do Brasil, poderia ser adiada. De acordo com apuração da ESPN, não há nenhuma sinalização dentro do clube para isso.
Porém, o Tricolor se coloca à disposição para dar total suporte aos atletas que quiserem se deslocar ao Uruguai para o velório e enterro de Izquierdo, que devem acontecer na quinta. Existe até mesmo a movimentação para o aluguel de um avião para que boa parte deles compareça à cerimônia.
Além disso, o São Paulo colocou à disposição dos atletas um psicólogo, que não é funcionário do clube, mas que pode ser acionado caso seja necessário.
O que aconteceu com Izquierdo
Izquierdo passou mal após sofrer uma arritmia cardíaca e cambaleou antes de cair desacordado, sozinho, no centro do gramado na reta final do jogo entre Nacional e São Paulo pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, na última quinta, no Morumbis.
A ambulância entrou em campo e imediatamente levou o jogador para o Hospital Albert Einstein.
Posteriormente, o hospital informou que o zagueiro teve uma parada cardíaca na ambulância, sendo reanimado com uso de desfibrilador.
No mesmo dia em que o defensor foi internado, Alejandro Balbi, presidente do Nacional, negou que o jogador tivesse histórico de doenças cardíacas.
”Foi o que o Einstein nos perguntou quando chegamos com ele. Os exames do atleta sempre foram normais e ele nunca havia tido nenhum episódio cardíaco ou qualquer outro episódio”, afirmou.
Vida e carreira de Juan Izquierdo
Nascido em Montevidéu, Izquierdo começou sua carreira jogando pelo pequeno Cerro, da capital uruguaia, em 2018.
Nos anos seguintes, passou por Peñarol, Montevideo Wanderers e Atlético San Luis antes de chegar ao Nacional, em 2022, para sua primeira passagem pelo clube.
Em sua 1ª temporada pelo Bolso, o zagueiro ajudou o gigante a conquistar o Campeonato Uruguaio, naquele que foi também seu 1º título como atleta profissional.
Na temporada seguinte, Izquierdo foi para o Liverpool, também do Uruguai, e teve passagem de enorme destaque, ganhando o Uruguaio e a Supercopa do Uruguai.
Com isso, ele despertou novamente a atenção do Nacional, que voltou a contratá-lo em 2024, com o jogador sendo titular absoluto da defesa.
Nesta temporada, ele registrou 24 partidas e marcou um gol pelo time.
ESPN