O Boca Juniors contou com uma ‘ajuda’ do São Paulo e se garantiu no Super Mundial de Clubes de 2025. A equipe argentina se tornou a 30ª classificada para o torneio.
O que aconteceu
O Boca Juniors concorria diretamente com o Nacional (URU) por uma vaga. A eliminação da equipe uruguaia para o São Paulo nas oitavas de final da Libertadores, nesta quinta-feira (22), garantiu a vaga aos argentinos.
Boca vai ao Mundial pelo ranking de clubes da Conmebol na Fifa. Segundo melhor time da tabela — excluindo brasileiros —, o clube argentino se juntou ao rival River Plate como um dos dois sul-americanos que vão ao Super Mundial pelo ranking. As outras quatro vagas do continente são dos campeões da Libertadores entre 2021 e 2024.
O Nacional (URU) precisava seguir vivo na Libertadores para passar o Boca no ranking. A equipe uruguaia necessitava chegar, pelo menos, até a semifinal para somar pontos e passar o rival argentino no ranking. Os pontos são contabilizados por vitórias e classificações apenas na Libertadores. Por estar na Sul-Americana, o Boca manteve sua pontuação desde que a tabela foi divulgada e precisou torcer contra rivais de outros países.
O Boca já havia sido ‘ajudado’ por River Plate e Atlético-MG. As equipes eliminaram Talleres e San Lorenzo, respectivamente, nas oitavas da Libertadores e evitaram que uma eventual segunda equipe argentina garantisse o acesso por conquistar a Libertadores — são permitidos, no máximo, dois times por país no torneio. A exceção se dá caso clubes da mesma nação conquistem edições seguidas do torneio, como é o caso do Brasil, que viu Flamengo, Fluminense e Palmeiras serem campeões nos últimos três anos.
América do Sul só tem mais uma vaga
A última vaga da América do Sul será do campeão da Libertadores de 2024. Esta, inclusive, é a única de forma dos brasileiros Atlético-MG, Botafogo e São Paulo irem ao Super Mundial, uma vez que o país não tem mais direito a vagas pelo ranking por já ter excedido o limite de dois times classificados.
Caso o River Plate, que já tem vaga pelo ranking, conquiste a Libertadores e garanta a classificação por este meio, a vaga será repassada novamente para o ranking e, automaticamente, ficará com o Olímpia (PAR), que tem mais pontos que o Nacional. O mesmo acontece caso Flamengo ou Fluminense repitam a conquista da Libertadores.
Com a última vaga da América do Sul definida, restará apenas mais um espaço vazio entre os 32 classificados. Ele será preenchido por um time da MLS [liga dos EUA], que indicará uma equipe para disputar o Mundial realizado em solo estadunidense em 2025.