Técnico invicto, reforços de peso e sonho com Mundial de Clubes: como o Nacional chega para enfrentar o São Paulo na Libertadores

486

Adversário do São Paulo nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, o Nacional-URU teve significativas mudanças para o confronto de mata-mata que se inicia nesta quinta-feira (15), em Montevidéu. O tradicional time uruguaio passou por mudanças no comando técnico e dentro de campo antes de começar o decisivo duelo que pode render até vaga no Mundial de Clubes de 2025.

Quando conseguiu a classificação na fase de grupos, no fim de maio, o tricampeão da Copa Libertadores tinha o eterno ídolo Álvaro Recoba como treinador e também Gonzalo Carneiro, que passou pelo São Paulo, como referência do ataque.

Para o duelo desta quinta, às 19h (de Brasília), no Gran Parque Central, o cenário é bem diferente. Recoba foi demitido após uma dura derrota por 3 a 0 para o Boston River. Assim, o clube decidiu contratar Martín Lasarte.

O veterano comandante de 63 anos organizou o elenco e logo obteve resultados. Segue invicto desde que estreou, com quatro vitórias e dois empates em seis jogos. Coroando o bom início de trabalho, Lasarte ainda conquistou o título do Torneio Intermédio nos pênaltis, justamente contra o maior rival, o Peñarol.

Publicidade

Ao contrário de Recoba, Carneiro continua no Nacional, mas não à disposição para encarar o ex-clube. O atacante sofreu uma grave lesão no joelho direito, que o afastou dos gramados por tempo indeterminado e atrapalhou uma boa temporada, de nove gols e três assistências em 23 jogos.

Para tentar repor essa perda no setor ofensivo, o clube uruguaio foi ao mercado e fechou a contratação de Nico López, que teve passagem pelo Internacional de 2016 a 2019. O veterano atacante voltou ao clube que o revelou após longa passagem no México.

Apesar de ter se juntado ao elenco somente no último sábado (10), Nico já confirmou que estará no banco de reservas no duelo contra o São Paulo. Um dos atacantes titulares deve ser outro conhecido da torcida tricolor: Galeano, que teve passagem “relâmpago” pelo Morumbis em 2021.

Outro nome de peso que chegou no Nacional foi o zagueiro Coates, destaque do Sporting, de Portugal, nos últimos anos e que também retorna ao clube que o revelou. O defensor deve estar entre os 11 iniciais nesta quinta, em uma partida que vale mais do que “só” a vaga na Libertadores.

Caso o clube consiga uma vitória no confronto ou dois empates, ele ultrapassa o Olimpia, do Paraguai, no ranking da CONMEBOL e garante uma vaga para o Mundial de Clubes de 2025, a ser disputado nos Estados Unidos.

Com todos os ingressos vendidos antecipadamente, a torcida do Rei de Copas acredita que a equipe uruguaia pode surpreender os comandados de Zubeldía e fazer um bom resultado para ir ao Morumbis com chances de classificação.

espn