O técnico Luis Zubeldía enxerga o volante Luiz Gustavo, de 37 anos, como um “exemplo” no vestiário do São Paulo. Ao falar sobre o atleta que se destacou na vitória por 1 a 0 contra o Flamengo, o comandante, entre outras coisas, destacou seu desempenho físico no dia a dia do CT da Barra Funda.
“O que posso falar dele? É só ver suas partidas ou sua carreira. Pode surpreender a muitos, mas há tempos ele vem jogando bem. Quando cheguei, ele estava se recuperando de lesão, e precisava ver o rendimento dele nos treinos. E no caso dele, apesar da idade, o rendimento físico nas atividades era de um jogador top. Em metro por minutos, distância em alta intensidade… e depois quando vimos seus trabalhos com bola, consideramos dar tempo de jogo para ele”, iniciou Zubeldía em entrevista coletiva.
“Ele atuou contra Barcelona-EQU e Talleres. Com o tempo, ele foi ganhando mais espaço. Ele tem humildade para treinar de forma silenciosa. Falamos para os jovens como se ganha vaga no time com os treinos, e ele é um exemplo concreto”, complementou o treinador.
Luiz Gustavo chegou ao São Paulo no início da temporada e assinou contrato com o clube apenas até o final do ano. O volante passou por uma lesão no tendão de Aquiles em fevereiro e ficou “parado” por mais de dois meses.
O atleta que participou da Copa do Mundo de 2014 passou a ganhar espaço na equipe titular do São Paulo em meados de junho e não saiu mais do time. Ao todo, somando todas as competições, Luiz Gustavo soma três gols em 25 jogos (18 como titular) com a camisa tricolor.
Em jogo de poucas chances claras contra o Flamengo, o São Paulo teve mais volume ofensivo em seus domínios e viu Calleri brilhar no segundo tempo, aproveitando cobrança de escanteio precisa de Wellington Rato. O Rubro-Negro, focado na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, atuou com time praticamente todo reserva.
Com a vitória, o São Paulo segue na 6ª posição do Brasileiro, mas com 35 pontos. Já o Flamengo ficou na segunda posição, com 40 unidades, três a menos em relação ao líder Botafogo.
Pelo Brasileirão, o a equipe comandada por Luis Zubeldía volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Atlético-GO, novamente no Morumbis. Antes, a equipe entra em campo pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Goiás, fora de casa, na próxima quinta.
Gazeta Esportiva