Zubeldía justifica oportunidade a jovens e elogia atuação de time misto do São Paulo: “Desfrutei”

108

O técnico Luis Zubeldía se mostrou satisfeito com a atuação do time misto do São Paulo no triunfo diante do Vitória, neste domingo, no Morumbis. Ele aproveitou a brecha entre dois jogos decisivos na temporada e deu oportunidade a jogadores jovens, como William Gomes, autor de um dos gols do Tricolor.

Zubeldía afirmou que viu o contexto da partida como ideal para lançar garotos de Cotia. Além de William, o atacante Henrique, também da base, entrou na etapa final. Ele ainda elogiou o rendimento da equipe e disse que desfrutou da partida.

“Fico contente. Foi a primeira vez que essa equipe jogou junto. O contexto fez com que nós pudéssemos desafiar os jogadores jovens. Eles precisam desses desafios. Alguns já haviam entrado em etapas anteriores. Precisávamos ganhar para ficar entre os cinco primeiro, mas entendemos que era o contexto perfeito para eles. Um time com bastante experiência, tínhamos Jandrei, Luiz Gustavo, Lucas e Calleri. Essa estrutura ajuda o jogador jovem a render. Fico contente, seguimos somando no Brasileirão”, declarou o treinador em entrevista coletiva.

“A equipe fez um bom trabalho. Tiveram pontos altos como o Michel (Araújo), Ferraresi, os nossos meias jogaram bem, nossos pontas foram bem, nosso centroavante foi bem, com um gol anulado. Fizemos uma boa partida, principalmente nos primeiros 35 minutos. Isso nos permitiu desfrutar da partida. Desfrutei do jogo”, avaliou.

Publicidade

Grande nome do jogo, William também ganhou elogios do treinador. Ele foi titular do time pela primeira vez em sua curta carreira e anotou um golaço, responsável por abrir o placar no Morumbis.

“Hoje em dia, o extremo tem duas funções. Uma é com a bola, o primeiro que tem que fazer é o arco para arrematar. Ainda mais porque tem um bom chute. Ele tem só 18 anos. O que tem que fazer é controlar para a frente, com o objetivo de ir para a linha de fundo. Pode terminar em um cruzamento ou em uma finalização. O que peço aos jovens é decisão. Pensar, fazer a pausa. Errar não faz mal. O segundo que tem que fazer, com uma boa organização tática, é saber onde se posicionar sem a bola. É um bom início para esse garoto, que joga a primeira vez como titular”, disse o comandante.

Zubeldía também falou sobre os desafios que enfrentou nestes primeiros quatro meses à frente do São Paulo. Ele faz questão de dizer que há pontos a evoluir, mas valoriza o que o time tem produzido nos últimos jogos e pede para que o grupo “não perca o que já foi construído”.

“O futebol sempre tem complexidade. Você tem que ser mais forte que o seu rival. Sempre se trata de dois, que o seu nível pode superar o nível da equipe que você vai se enfrentar. Não é um esporte que você tem que melhorar sua atuação. Não, você tem que superar seu rival. Aplaudi os primeiros gols, eles foram frutos de trabalho e organização com e sem bola. O que mais posso pedir? Mas gostaria que isso se repetisse por mais tempo. Vamos valorizar o que nós estamos fazendo e tentar melhorar o que pudermos”, afirmou.

“Já fazem quatro meses que estamos juntos. E fizemos muitos jogos juntos. É uma partida a cada quatro dias. Não estava acostumado a isso. É uma experiência linda para mim, com a mesma paixão de sempre. Valorizo o que nós estamos fazendo, teremos tempo para acrescentar algumas coisas. Mas não quero que a gente perca o que já fizemos. Estamos nos preparando para isso”, concluiu.

Com a vitória na fria noite deste domingo na capital paulista, o São Paulo pula para o quinto lugar da tabela e, agora, soma 41 pontos, três a menos que o quarto colocado Flamengo.

O próximo compromisso do São Paulo é válido pela Copa do Brasil. Na quarta-feira, o time encara o Atlético-MG, no Morumbis, pela partida de ida das quartas de final do torneio. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília).

Já pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor retorna a campo no próximo domingo, contra o Fluminense, no Maracanã.

Gazeta Esportiva