Centroavante pode alcançar marca contra o Atlético-MG, quinta, pela Copa do Brasil
O centroavante Jonathan Calleri se tornará o sexto jogador estrangeiro a fazer 200 jogos pelo São Paulo. A marca muito provavelmente será alcançada na quinta-feira, quando a equipe enfrenta o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
O argentino, em sua segunda passagem pelo Morumbis, tem 199 partidas disputadas – a maioria, 168, desde que voltou ao clube em 2021.
A lista de estrangeiros com mais de 200 jogos pelo São Paulo tem outro argentino, o goleiro José Poy, três uruguaios e Arboleda, o único atleta do atual elenco.
Veja:
- José Poy (Argentina) – 525 jogos
- Darío Pereyra (Uruguai) – 453 jogos
- Pedro Rocha (Uruguai) – 392 jogos
- Arboleda (Equador) – 297 jogos
- Forlán (Uruguai) – 243 jogos
- Lugano (Uruguai) – 213 jogos
Calleri construiu sua idolatria no São Paulo com poucos jogos, na primeira passagem. Foram só 31, mas 16 gols até deixar o clube e se mudar para o West Ham, da Inglaterra.
A carreira na Europa foi de pouco sucesso, com mais quatro clubes espanhóis, e o desejo constante dos são-paulinos pelo retorno do argentino, o que se concretizou há três anos.
Com 75 gols marcados, é o segundo maior artilheiro entre os jogadores nascidos fora do Brasil, mas ainda longe de Pedro Rocha, que fez 119 na década de 1970.
No total, o São Paulo contabiliza 90 estrangeiros com pelo menos um jogo na história do clube – há outros quatro que fizeram parte de elencos, mas sem entrar em campo.
Calleri deve ser titular quinta, contra o Atlético-MG. Por ter perdido o jogo de ida, em casa, por a 1 a 0, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença para passar às semifinais. Se vencer por um gol, a definição será nos pênaltis.
Globo Esporte