O atacante Wellington Rato vive grande fase pelo São Paulo. Antes reserva da equipe comandada pelo argentino Luis Zubeldía, o jogador retomou seu espaço e tem sido um dos principais destaques do Tricolor.
Rato começou a temporada cheio de moral depois de brilhar na campanha do título da Copa do Brasil de 2023. Além de ser titular durante todo o torneio, ele marcou um golaço no clássico contra o Corinthians, pela semifinal, e ajudou a despachar o rival.
No entanto, o atleta sofreu com lesões e acabou perdendo espaço no time. Quando voltou a ficar à disposição, viu seu companheiro, Ferreirinha, tomar conta da posição.
Com a equipe encaixada, Zubeldía decidiu não fazer mudanças e manteve o quarteto de ataque formado por Luciano, Lucas, Ferreira e Calleri. Rato vinha entrando durante o segundo tempo das partidas, como uma espécie 12º jogador.
Tudo mudou, entretanto, com a lesão de Ferreira. O atacante, que estava se destacando entre os titulares, sofreu uma contusão no tendão do quadríceps da coxa esquerda, o que abriu uma vaga entre os 11 inicias.
Inicialmente, esperava-se que Rodrigo Nestor ocupasse o setor, como em 2023. Zubeldía, entretanto, fez diferente. O treinador optou por deslocar Lucas para a esquerda e deu a oportunidade para Wellington Rato, que agarrou.
Ele ganhou chances justamente em uma sequência importante do São Paulo, contra o Nacional-URU, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores, e contra o Atlético-MG, pela ida das quartas da Copa do Brasil. E foi muito bem.
A expectativa é que Rato seja titular no jogo de volta contra o Galo, marcado para quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Arena MRV. O Tricolor perdeu por 1 a 0 na ida e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à próxima fase. Uma vitória por um gol leva a definição para os pênaltis. Já um empate ou uma derrota elimina o São Paulo.
Gazeta Esportiva