Forças de segurança e Ministério Público monitoram a presença de organizadas no movimento e garantem que caravanas não entrarão em Brasília.
Mesmo com a determinação de torcida única do São Paulo nas arquibancadas do Mané Garrincha para o jogo entre o tricolor e o Corinthians, marcado para o próximo domingo, torcedores corintianos estão comprando ingressos para acompanhar a partida em Brasília. A mobilização envolve também as torcidas organizadas que, sem os uniformes, querem entrar no estádio para acompanhar o duelo do Campeonato Brasileiro. Como não há previsão de divisão de torcidas dentro da arena, já que o Mané Garrincha se prepara para sediar uma partida de torcida única, a situação pode deixar torcedores tricolores e alvinegros lado a lado no estádio.
No primeiro turno do campeonato, o clássico majestoso, como é chamado o encontro entre São Paulo e Corinthians, foi na casa alvinegra, com torcida única, regra em São Paulo. O tricolor paulista exigiu que a mesma norma fosse seguida no Mané Garrincha, e os organizadores do evento liberaram ingressos apenas para a torcida do São Paulo. Só que a torcida Corinthians vem se mobilizando para entrar no estádio, sem o uniforme.
A reportagem CBN conversou com o secretário de segurança pública, Sandro Avelar. Ele garantiu, no entanto, que não haverá a presença da torcida organizada do Corinthians no Mané Garrincha, mas que não tem como impedir que um torcedor ou outro, sem o uniforme do clube, entre no estádio para acompanhar a partida. Ainda segundo Avelar, o monitoramento de caravanas não indica a presença das organizadas até o momento.
O procurador Eduardo Sabo, chefe da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Ministério Público do DF, explica ainda que eventuais torcedores corintianos que entrem na arena e causem confusão serão pinçados do público pelas forças de segurança. Ele também garantiu que não haverá torcedores organizados porque é possível identificá-los antes da entrada no estádio.
Já foi falado com o presidente da Gaviões, eles não vão vir e nós, mesmo assim, vamos monitorar. E, nesse caso, está público e notório que só serão torcedores do São Paulo. Se houver a presença dos torcedores do Corinthians no meio da torcida do São Paulo, eles, ao se manifestarem, vão ser convidados a se retirar do estádio. Nós vamos fazer um esquema de policiamento e vai ser como pinça, eles vão ser retirados do estádio. E, dependendo do ato que ele cometer, se for um ato previsto criminalmente, ele vai ser autuado e vai responder. Temos que ser claros com isso. Não tem como ser leniente nesse caso.
O mandante do jogo é o São Paulo, que trouxe o jogo para Brasília após fechar um acordo com a empresa que administra o Mané Garrincha. A reportagem CBN entrou em contato também com a empresa que administra o Mané Garrincha e aguarda uma resposta.
CBN