O falecimento de Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, chocou o Brasil, o Uruguai e todo o mundo do futebol. Porém, uniu para sempre o clube uruguaio e o São Paulo.
Por todo o apoio fornecido após a tragédia, além das muitas homenagens do torcedor tricolor, o Nacional fez um grande agradecimento pela postura da equipe brasileira no momento de dor.
Veja abaixo:
OBRIGADO, São Paulo FC
Não há palavras que possam descrever plenamente o profundo agradecimento que o Nacional sente pelo São Paulo, seus jogadores e torcedores.
Cada membro do grupo, do corpo técnico, cada funcionário e todos os torcedores mostraram um amor inabalável por Juan, sua família e nossa instituição.
São estes atos de solidariedade e apoio que realmente engrandecem uma instituição e a tornam mais do que um simples clube.
Juan se converteu em um a mais de vocês, e nós em irmãos.
O São Paulo forneceu toda ajuda possível enquanto Izquierdo estava internado no Brasil. No Morumbis, a torcida do clube paulista realizou uma série de homenagens ao zagueiro.
No velório, atletas do Tricolor compareceram para prestar o último ato de solidariedade ao Nacional e à família do defensor.
O que aconteceu com Izquierdo
Izquierdo passou mal após sofrer uma arritmia cardíaca e cambaleou antes de cair desacordado, sozinho, no centro do gramado na reta final do jogo entre Nacional e São Paulo pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, na última quinta, no Morumbis.
A ambulância entrou em campo e imediatamente levou o jogador para o Hospital Albert Einstein.
Posteriormente, o hospital informou que o zagueiro teve uma parada cardíaca na ambulância, sendo reanimado com uso de desfibrilador.
No mesmo dia em que o defensor foi internado, Alejandro Balbi, presidente do Nacional, negou que o jogador tivesse histórico de doenças cardíacas.
”Foi o que o Einstein nos perguntou quando chegamos com ele. Os exames do atleta sempre foram normais e ele nunca havia tido nenhum episódio cardíaco ou qualquer outro episódio”, afirmou.
Vida e carreira de Juan Izquierdo
Nascido em Montevidéu, Izquierdo começou sua carreira jogando pelo pequeno Cerro, da capital uruguaia, em 2018.
Nos anos seguintes, passou por Peñarol, Montevideo Wanderers e Atlético San Luis antes de chegar ao Nacional, em 2022, para sua primeira passagem pelo clube.
Em sua 1ª temporada pelo Bolso, o zagueiro ajudou o gigante a conquistar o Campeonato Uruguaio, naquele que foi também seu 1º título como atleta profissional.
Na temporada seguinte, Izquierdo foi para o Liverpool, também do Uruguai, e teve passagem de enorme destaque, ganhando o Uruguaio e a Supercopa do Uruguai.
Com isso, ele despertou novamente a atenção do Nacional, que voltou a contratá-lo em 2024, com o jogador sendo titular absoluto da defesa.
Nesta temporada, ele registrou 24 partidas e marcou um gol pelo time.
ESPN