São Paulo busca retornar à semifinal da Libertadores após oito temporadas; relembre última vez

40

Nesta quarta-feira, o São Paulo entra em campo para enfrentar o Botafogo, pela partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores. Com um empate sem gols no Rio de Janeiro, o Tricolor Paulista está a uma vitória simples de voltar a disputar uma semifinal da competição internacional após oito temporadas.

A última vez em que o São Paulo esteve entre os quatro semifinalistas da Copa Libertadores foi em 2016. Na ocasião, a equipe também enfrentou um brasileiro nas quartas de final: o Atlético-MG. Nos confrontos diante do Galo, o Tricolor garantiu a classificação após vencer no Morumbis por 1 a 0, com gol de Michel Bastos, e ser derrotado por 2 a 1 na Arena Independência, com tento anotado por Maicon.

Os paulistas avançaram pelo critério gol fora de casa, que, atualmente, não está em uso.

Na semifinal, o São Paulo enfrentou o Atlético Nacional, da Colômbia, e foi eliminado após Miguel Borja fazer uma ótima eliminatória. Na partida de ida, disputada no Morumbis, o Tricolor perdeu por 2 a 0, com dois gols anotados pelo ex-palmeirense.

Publicidade

Na segunda partida, a equipe paulista foi derrotada novamente, desta vez por 2 a 1. Calleri inaugurou o marcador aos nove minutos do primeiro tempo, porém viu Miguel Borja cravar duas vezes e decretar a vaga na final para os colombianos. As ótimas atuações naquela edição de Libertadores levaram o colombiano ao Palmeiras, que havia conquistado o Campeonato Brasileiro daquela edição.

Após conquistar uma das vagas na final da Libertadores de 2016, o Atlético Nacional venceu o Independiente del Valle, do Equador, na grande decisão, com placar agregado de 2 a 1.

Agora, quem avançar de São Paulo x Botafogo enfrenta o vencedor do duelo Peñarol x Flamengo. Do outro lado do chaveamento, Atlético-MG x Fluminense e River Plate x Colo-Colo disputam uma vaga na grande decisão.

A partida decisiva entre São Paulo e Botafogo acontece às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Morumbis, em São Paulo (SP).

Gazeta Esportiva